domingo, 29 de dezembro de 2013

Oficina de Roadies e Tecnicos de Palco @ Ano: III / Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (SP, Brasil)

*fotos por Hudson Chichini, Ricardo de Souza, Deliberarte,  Eric Barbosa e Ricardo Brasil


… 2013, sao exatos 07 (sete) anos o tempo de existência da Oficina de Roadies e Técnicos de Palco. E a cada nova edição, a cada turma composta - surgem paralelamente novas metodologias de ensino, visando o teórico, pratico e o laboral - se tornem presentes no aprendizado. 

Nesta edição, resolvemos agrupar outras atividades durante as aulas das oficinas. Pois bem, o desafio veio com a turma: CCJ.2013 (Oficina de Roadies e Técnicos de Palco), a instituição (equipamento cultural integrada a Secretaria Municipal de Cultura de Sao Paulo/SP), realizou ao longo dos últimos anos 03(tres) edições da nossa oficina, respectivamente em 2011, 2012 e 2013 - a ideia da quarta edição já vem sendo estudada, devido a intensa procura da comunidade jovem paulistana em geral. Pra se ter uma ideia, nesta edição tivemos 111 inscritos para 12(doze) vagas. 

Foram 04(quatro) meses de intensas experiências e, como foi dito, integramos outras atividades e espaços durante as aulas, conteúdo altamente teórico-pratico. Neste ano, contamos como suporte o Espaço Cultural Serralheria (localizado no bairro da Lapa, em Sao Paulo/SP) , espaço independente que agrupa vários shows do atual panorama brasileiro - as aulas por aqui foram os laboratórios de pratica de palco, nos permitindo usufruir de toda estrutura do centro cultural - e de realizar no decorrer do ano de 2013, atividades de Estágios-Laboratorio Palco em dias de shows e atividades. Alem disso, também realizei mais uma oficina de roadies paralelamente, neste mesmo espaço  - de forma mais livre e totalmente gratuita e serviu como base de um grupo de estudo que mantemos por 06(seis) meses, muitas pessoas compareceram: produtores, músicos, curiosos...



Backline de equipamentos @ Serralheria Cultural:

          8 pedestais, 5 mics Shure SM-58, 4 mics Shure SM-57, 1 mic para bumbo, 1 mic condensador AKG Perception 220, 1 DI (direct box) com dois inputs, P.A 2 Caixas Ativas QSC 1000w x 2, 5 retornos jbl 150W cada, 1 mesa presonus digital 24 canais, 1 ampli de baixo ampeg, 1 ampli de guitarra fender frontman, 1 Bateria DW c/ ferragens adicionais. Alguns microfones adicionais, levamos do nosso acervo: AudioTechnica, Golden Age, Neumman, AKG-D112 entre outros...

Observação: Todos equipamentos acima listados utilizamos nas aulas da Oficina de Roadies e Técnicos de Palco.

Mais 02(dois) espaços entraram na historia conosco. O primeiro foi o Estúdio Sabia (Vila Madalena, Sao Paulo, SP - Brasil) - por la fizemos todas as matérias no que diz respeito ao universo dos estúdios  microfones, captação, utilização de softwares de gravação, mixagens, pre-producao em plataformas, como:  Cubase, Pro-Tools e Logic. Em seguida, ficamos pelo Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso - CCJ,  avaliando os resultados com mais cautela - necessariamente a grande vantagem de uso do espaço,  atualmente integrarmos parte da equipe que constitui o estúdio-colaborativo. A idealização do estúdio , foi bem simples - amigos em comum se uniram com experiências e equipamentos e montaram uma estrutura afim de potencializar seus trabalhos artísticos e criativos, e isso funcionando bem. O caminho que o artista precisa ter seu espaço  seu local de ideias, seu ateliê criativo e tudo isso a sua 
disposição.
    

Pra fechar, integramos o programa de residencia artística: Experimental Live Sessions e idealizamos o projeto de Residencia Artística: Escola de Artes e Oficios para jovens na musica - ambos programas acontecem na Casa das Caldeiras. Luthieria Basica, Set-up`s, Construções de instrumentos, reparos, gravação em sistemas analógicos, gravação  em sistemas digitais (DAW).

Com a soma dessas estruturas, as possibilidades de estudo e aprendizado surtiu bastante efeito.  Novos grupos de estudos surgiram, as dinâmicas e praticas de palco apresentaram uma desenvoltura de maior familiaridade com músicos, equipe e equipamentos.  Atividades como cabeamento (in put lists), equalizacao de voz/instrumento, uso de periféricos: gates, compressor, limiters, equalizadores - foram absorvidos de maneira mas musical e técnica possível. Massa demais!



As primeiras aulas tivemos como recurso um aparato analógico/digital com intuito de apresentar de forma mais real e pratica possível. Fundamentos  de Audio e Acústica, Equalizadores, Efeitos, Entradas XLR, conexões P-10, Main Power, PAN, Trim,  Gain, Monitor, Studio/Track, Entradas Speakon - parâmetros de equalizadores, Low Cut …


A Roland RE-201, mais conhecida como a Eco Espaço, é uma unidade de efeitos de delay analógico de áudio produzido pela Roland Corporation.

Um dispositivo de eco de fita grava áudio de entrada para um laço de fita magnética, em seguida, repete o áudio através de uma série de vários chefes de reprodução antes de ser apagado de novo por novo áudio de entrada. A fita usada no RE-201 é o padrão 1/4 "fita da variedade de carretel aberto, mas feito como um, ciclo contínuo. In 'RE' o Roland gama não há bobinas de qualquer espécie, a fita é transportada através de uma unidade cabrestante. o laço de fita está contido, uma confusão constante movimento solto na câmara de fita (também conhecido como o tanque de fita) sob um painel de plástico que protege a fita e que o impede de ficar confusa. as fitas de substituição eram conhecidos como Roland RT-1D laços de fita de substituição e vendidos por Roland.



Curiosidades deste mini-console - item utilizado nas aulas de fundamentos de audio:
  • Integrado24-bit stereo FX processador com 99 outstanding" VIRTUALIZER presets incluindo: reverb, delay, chorus, flanger e mais..
  •  FBQ Feedback Detection System que identifica freqüências que provocam re-alimentacao/feedaback.
Ele possui 12 canais ( 4 mono + 4 estéreo ), mais retornos tape estéreo e dois dos canais estéreo têm entradas de microfone adicionais , dando-lhe a capacidade de lidar com pequenas bandas ou eventos com vários microfones mais vários aparelhos de reprodução . Sua 2 x 200W ( 400W em ponte) amplificador COOLAUDIO oferece o poder e flexibilidade para uma ampla variedade de casa e monitorar as configurações de alto-falante .

Com a revolucionária tecnologia de amplificação COOLAUDIO você tem muita potência , incrível performance sonora e peso super leve entregues em um mixer ultra- compacto que tem quase metade do peso de mixers amplificados convencionais. O PMH1000 possui 6 entradas balanceadas de microfone de baixa impedância ( 4 são state-of -the-art IMP Invisible Mic Preamps ) com filtro low-cut e inserts de canal adicionais.

Detalhes abertura "Space-Echo" - delay originalmente de fita, muito utilizado em nossas aulas, gravacao, performance sonora e mandada de efeitos.

Confira video abaixo das primeiras aulas, com os "oficinandos" tendo os primeiros contatos com mesas, microfones e efeitos...:




Roland Space Echo Re-201, Roland Space Echo Twin Pedal, Alien Space-O-Verb e Behringer Europower PMX1000











Chave teste (aliada ferramenta em todas as conexões de energia (AC/DC), foi item obrigatório em todas as aulas.




Microfonacao  "domo/centro" , modelo utilizado Shure SM-57

Primeiras orientações ma mesa digital Pre-Sonus. Atalhos, compressores, equalizadores, monitoracao, gates, limiter e uma infinidade de utilidades em um console..

O sistema nos permitia controlar faders/controllers via software instalado em um notebook. No caso, utilizamos RTA`s Real Time Analysers - equalizacao/timbragem de sala.

Ricardo de souza "oficinando" realizando monitoracão de palco.





Nas aulas técnicas-teoricas, mais um item que foi de vital importância - a mesa: StudioLive 24.4.2 da PRESONUS - muitos recursos em um console e excelente material para aulas, console altamente intuitivo.

O StudioLive 24.4.2 da PRESONUS é um extremamente bem pensado e versátil de 24 canais de mixagem digital integrada com um x 32 computador interface FireWire de áudio 26. Enquanto outras consolas de mistura digitais tendem a depender fortemente das orientado LCD ( a exemplo: mesas yamaha) - exibe o menu e os controles de hardware que são designados para desempenhar diversas tarefas diferentes, dependendo do modo em que eles estão, o StudioLive oferece uma nova abordagem com uma lógica de layout incrível e uma riqueza dos controlos dedicados.  É compatível com o Logic, Sonar, e qualquer ASIO e Core Audio software DAW. Há 24 entradas XLR que todos têm pré-amplificadores de microfone XMAX, inserções e saídas directas, e cada canal tem dedicado uma dinâmica Fat Channel e da equalização.


O trabalho de um pré-amplificador de microfone é impulsionar os sinais de nível de microfone ao nível de linha de modo que o sinal possa ser convertido de analógico para digital. Este pré de microfone, para aumentar o sinal de linha é geralmente necessário intensificar mais de 400 vezes a tensão do sinal original. Esta fase de pré-amplificação é uma das etapas mais importantes que o sinal vai passar antes de ser convertido para digital e é por isso que um pré-amplificador de alto desempenho é importante para alcançar grandes resultados.
Todos os pré-amplificadores XMAX são construídos com os mesmos três elementos:
Alta Tensão – O pré-amplificador XMAX corre sobre trilhos de 30V de energia. A maioria dos seus concorrentes correm sobre trilhos de 10V a 18V de energia. Trilhos com alimentação de tensão intensa oferece mais headroom, baixos profundos, agudos suaves e um som geral mais completo no campo harmônico.
Discretos – Não há amplificadores operacionais no circuito, apenas transístores, resistores e capacitores. Amplificadores operacionais adicionam ruído, coloração e dureza ao sinal. Projetos discretos entregam ruído ultrabaixo e transparência.
Classe A – Quando um circuito está sendo executado em modo Classe A o circuito está sempre no estado operacional “ligado” e em voltagem ideal. Circuitos Classe A têm coeficiente zero de distorção de crossover e proporcionam sonoridade mais pura, clara e musical do que o design de classe AB, que são encontrados na maioria dos circuitos op-amp. O resultado final do projeto do pré-amplificador XMAX é seu alto headroom, baixo ruído, ampla faixa dinâmica e ampla faixa de frequências, mas os pontos mais importantes são sua musicalidade, transparência, agudos suaves e sólidos graves profundos. (Fonte: Via: Quanta )

Montagem de sinal/set up de guitarristas: VOX 1975', Chorus Gianini, Driver Giannini...





Twin Reverb front musico...

Anfiteatro do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso - rotinas de montagem de palco e suporte de equipamentos de sonorização...


Alex de Moraes (musico, luthier, produtor e iluminador), nosso amigo-irmao - dando orientações da dinâmica do espaço.

Abraxx
Eric Barbosa (Deliberarte)

deliberartecultura@gmail.com
oficinaderoadies@gmail.com


Nenhum comentário: