domingo, 27 de janeiro de 2013

Retrospectiva – 2012 / Oficina de Roadies conquistando novos espaços. (Parte II)


Tema: Como regular o instrumento para utilização adequada do musico.  Luthieria Básica e Set-Up's. Inicia o estudo da prática e manuseio de instrumentos ligados a sonorização em palcos musicais. O posto de principal instrumento harmônico e melódico de grupos musicais - um conteúdo referente a melhor forma de timbrar e auxiliar o musico durante um evento. Todos os participantes trouxeram seus respectivos instrumentos para manutenção, restauração e set-up. Contamos com o apoio da Giannini – Instrumentos Musicais cedendo cordas, palhetas, e componentes de reposição.Técnicas de soldagem de componentes, regulagens de tensor, trastes, polimento, divisão de escalas e pinturas. Modelos dos mais variados segmentos e fabricantes: Floyd Rose, Tune-O-Matic, Ponte Fixa, Colagem de Tampos e até modelos antigos de híbridas construções













Nesta semana de agosto.2012, também  aconteceu o Seminário Estética das Periferias e o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso foi o responsável pela abertura da mostra cultural -  que aconteceu com um encontro inédito de 03(três) compositores paulistanos (Kiko Dinucci, Rodrigo Campos e Criolo) oriundos da periferia paulistana, estes três artistas têm se destacado na cena musical brasileira por conta do sucesso de seus respectivos trabalhos solos. O show inédito passou por repertórios de sambas, parcerias e composições próprias.




Criolo (Grajaú, São Paulo/SP)

Kiko Dinucci (Guarulhos, São Paulo/SP)

Rodrigo Campos (São Mateus, São Paulo/SP)


Acompanhamos todo o processo de passagem de som e finalização de cenário. Além disto, Kiko Dinucci e Rodrigo Campos conversara com os participantes da oficina explicando o funcionamento de cada  equipamento que os mesmos utilizam: pedais, violões, palhetas, afinações etc. Por fim, os alunos montaram com o auxílio e orientação dos percussionistas Felipe Roseno e Samba Sam (músicos convidados do espetáculo) parte do seu set-up percussivo (peças e microfonação). Dezenas de itens como: Caxixis, pandeiro, chocalho, tamborim, tan-tan, repique de mão etc.

O show em si teve uma abordagem samba e minimalista utilizamos no máximo 16 canais (grande parte dos canais, dedicamos ao set-up de percussão). Microfones como SM-81, Shure SM-57 Shure Beta 58 e um kit da marca Superlux DRK-A3C2 - oriundos da empresa de sonorização a qual o espaço possui contrato de licitação. A concepção quando conversamos com os compositores participantes era de ser uma espécie de samba de roda "intimista",  palavra que foi reforçada no decorrer da passagem de som e timbragem. E para que o público presente atenta-se à questões de letras, vozes e timbres específicos de cantos de roda. Confira as imagens do nosso trabalho neste laboratório de palco, devidamente bem registrado pelo nosso aluno e parceiro Ruy Júnior. Fato curioso de comentar foi o diálogo que o compositor Criolo, travou com os participantes relatando a importância do curso/oficina de roadies na formação de um mercado e profissionalização no setor, oferecendo oportunidades aos jovens de comunidades brasileiras. E mais ainda, foi saber que a idéia da oficina surgiu na cidade de Fortaleza/CE terra natal de seus pais nascidos e criados no bairro de Messejana, como bem relatou o rapper (na semana anterior o mesmo havia feito show na cidade alencarina e juntos conversamos sobre as disparidades sociais visíveis na capital cearense). 


Kit Superlux DRK-A3C2 

Set-Up de percussão de Felipe Roseno



Set-Up's de Congas Samba Sam

Pedais Cavaquinho Rodrigo Campos


Afinador Tuner TU + Box of Rock Kiko Dinucci (a idéia é utilizar o pedal como booster para o violão de nylon)

Violão  Nylon Criolo 

Felipe Roseno  e Samba Sam (Da esq. para direita)

Afinação Surdo Felipe Roseno

Felipe Roseno (Percussionista)


Kiko Dinucci e Rodrigo Campos







Alunos Oficina de Roadies (checagem pedais e afinações)

Violão Criolo

Set-Up Rodrigo Campos





Cajon e microfonação Shure SM-57

Adaptação de cenário



Microfonação Congas (Samba Sam)



Fagner Lourenço, Bianca Santos e João Moreira (parte da equipe do laboratório de palco: Estética das Periferias)





















Para conferir as canções que integraram a apresentação de Criolo, Rodrigo Campos e Kiko Dinucci  no show de abertura da Mostra Estéticas das Periferias. Show realizado no Anfiteatro do CCJ. Asssista nos links abaixo.:

Criolo, Rodrigo Campos e Kiko Dinucci tocam Califórnia Azul

Criolo, Rodrigo Campos e Kiko Dinucci tocam Casa de Mãe

Criolo, Rodrigo Campos e Kiko Dinucci tocam Depressão Periférica 

Ficha Técnica Vídeo:

Luz: Alex de Quadro Moraes / CCJ.
Captação de audio: Felipe da Silva / CCJ.
Câmeras: Daniel Cotrim, Fabio Caiana e Clayton João / CCJ.
Edição: Daniel Cotrim / CCJ.
Direção: Markito Alonso / CCJ.


Fechamos o mês de agosto com grande estilo. Entretanto, atividades paraleas surgiram no decorrer do mês de setembro.2012. Aconteceria mais uma edição do MCI - MÊS DA CULTURA INDEPENDENTE na cidade de São Paulo/SP. O Centro Cultural da Juventude preparou  uma intensa programação com uma especial à atenção ao cenário do rap nacional.

Em virtude destas atividades aconteceram várias apresentações musicais em espaços culturais da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, no caso do CCJ. 2012 – eventos a céu aberto e gratuitos tomaram a programação das ruas na Vila Nova Cachoeirinha. Como todos os artistas que por lá passaram com suas apresentações e performances possuíam equipe própria de sonorização e suporte – juntamente a orientação da equipe técnica do espaço. Dividimos algumas equipes para realizar um laboratório e observação participante, gerando desdobramentos nas semanas de aula. Tivemos acesso ao rider, input list e mapa de palco de todas as atrações do MCI.  E juntos debatíamos através de fotos e vídeos, características de cada apresentação.

Artistas como: B-Negão e Seletores de Frequência, Skatalites (USA) grupo formados em 1964, os criadores do ska e do reggae. Na sua quarta visita ao Brasil, o grupo, vindo da Jamaica, tocou seus clássicos como “Latin Goes Ska”, “Eastern Standard Time” e “Phoenix City”.  A formação atual inclui o saxofonista alto Lester Sterling e a cantora Doreen Schaffer, todos remanescentes da semente original dos Skatalites. GZA do enigmático Wu Tang Clan (USA) também aportou em terras brasileiras e concedeu uma entrevista muito bacana a Revista +Soma, Mano Brown (SP) convida Edi Rock, Dexter, Emicida, Projota e Shirley da Casa Verde que apresentaram grande parte de material inédito em suas apresentações, veja o vídeo da canção That's My Way.  A estimativa de público em cada apresentação variou em média de 10 mil a 16 mil pessoas lotando a zona norte de São Paulo/SP. Pra se ter uma noção, veja aqui.  E alguns nome s mais contemporâneos e experimentais, a exemplo: The Eh (Holanda) e Blondie Redhead + VoodooHop (USA) que se apresentou em mais uma edição do Cinetério, oriundos da cena underground de New York, a banda lançou seu disco de estreia pelo selo Smells Like Records, de Steve Shelley, baterista do Sonic Youth. Em 2004, saiu o “Misery is a butterfly” pela 4AD, importante gravadora do cenário alternativo mundial. Com o disco “23″, atingiram maior visibilidade, ao ter faixas inseridas nas trilhas de seriados como Numb3rs e Grey’s Anatomy. Seu mais recente trabalho, “Penny Sparkle”, gravado entre NY e Estocolmo, traz uma atmosfera pop que agrada facilmente na primeira audição. Mais uma vez, a exibição ganha um tratamento especial com a realização de projeções e intervenções.

*Todos os vídeos produzidos pelo núcleo de multimeios do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (São Paulo/SP - Brasil).


Capa MCI


                                                                          




Skatalites (USA)

                                                                     Skatalites (USA)




                                                    Lester Sterling & Skatalites (USA)

                                           
                                 Cobertura e observação participante - Oficina de Roadies



GZA (USA) *foto por Daniel Moura







Edi Rock, Mano Brown e Emicida


Mano Brown e B-Boys



Monitoração (Yamaha LS9 -32)

Kazu Makino

Cinetério

Kazu Makino e seu Precision Fender 72

Blondie Redhead (USA) no Cinetério

                                 Cinetério @ Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso

Cinetério @ Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso




Entretanto, como parte de um trabalho de articulação da Oficina: Capacitação para Roadies e Técnicos de Palco – todos os alunos participantes integraram o programa de artistas residentes da Casa das Caldeiras (tradicional espaço cultural na zona oeste de São Paulo), realizando durante todo o mês de setembro de 2012 – laboratório de palco no referido espaço. Acompanhamos as atividades da Comunidade do Barro Vermelho, foi uma programação voltada ao folclore e artesanato, feira cultural de artesanatos e comidas típicas nordestinas e africanas, intervenções sonoras, oficina  de danças africanas. Realizamos as montagens de equipamentos das vivências do  Tambor de Criola de São Luiz do Maranhão; Roda de jongo com a Comunidade Dito Ribeiro (Campinas – SP) , apresentação do grupo PARANAPANEMA (voltado para o Samba e suas Origens) e contamos com encerramento do Meninos do Barro Vermelho  (Sambas tradicionais do Recôncavo Baiano). Em virtude de muitos espetáculos possuírem um caráter religioso, o suporte aos instrumentistas e cantores de roda foi focado na captação dos rústicos tambores e percussões africanas.
A Casa das Caldeiras ofereceu um suporte e ajuda de custo aos participantes da Oficina: Capacitação para Roadies e Técnicos de Palco – custeando alimentação e despesas com transporte para os estagiário-residentes. 





HouseMix Casa das Caldeiras 













Sonorização 





O laboratório de palco na Casa das Caldeiras aconteceu na edição do C.R.I.A.  -  Coletivo de Realização e Integração Artística. A programação contou com Maracatu Ilê Aláfia, com as bandas Comitê (SP), Garotas Suecas (SP), Mel Azul (SP) e Piero Chiaretti (SP). Além de exposições de Marcelo Fontana (Fotografia), Pixiequark e Leo Stroka (Instalação), JahJah Filmes e MOVA Filmes (Curta-metragem) Geração Y e Ahh (Estande), Cachaçaria Tropicaos, BAZART. Um workshop especial foi de Arthur Joly, que trafegou pelo ninho dos synths modulares explicando cada construção.







Oficinas Percussivas e Performances Corporais
Comunidade de Jongo Dito Ribeiro (Campinas - SP)

Os alunos residentes trabalharam com toda a montagem e set-up de microfonação e timbragem referentes aos grupos artísticos que por lá passaram. O fato de que no espaço, ser de uma arquitetura fabril e por possuir inúmeras reflexões de som, o mês de setembro.2012, tivemos a oportunidade de estudar cada detalhe de acústica do espaço em vários formatos, desde grupos percussivos e bandas musicais até live performance e discotecagem.  Os recursos  de sonorização do espaço são mais em itens e acessórios como: cabos, multicabos, pedestais e alguns microfones, retornos e mixer. A grande vantagem é que desenvolvemos uma certa agilidade em trocas de palco, timbragens e montagens - otimizando uma certa velocidade e nos dedicando a uma maior regulagem de sonoridades.Mais uma vez tivemos a cobertura fotográfica de Ruy Júnior.



...continua no próximo post.

Eric Barbosa (Deliberarte)



Nenhum comentário: