quarta-feira, 6 de junho de 2012

Deliberarte e Oficina de Roadies na AES Brasil Expo (Parte I)

Convite AES Brasil Expo (2012)

Continuando...nossas postagens !

Vamos agora falar de um grande acontecimento que aconteceu aqui em São Paulo/SP. – que foi a 16ª edição da AES Brasil Exposição (nota do autor AES, sigla para   AUDIO ENGINEERING SOCIETY organização americana que  tem trabalhado no estudo, divulgação e regulamentação de diversas esferas do setor de áudio).
 
AES Brasil entidade, representante da instituição americana fundada em 1948, congrega os principais profissionais, empresas e acadêmicos do ramo em suas atividades, incluindo o mercado de vídeo, iluminação e instalações especiais. Para quem não sabe o que é este acontecimento, trata-se do maior acontecimento no segmento de áudio e tecnologia do mundo, onde muitos fabricantes, setores criativos de desenvolvimento, apresentam ao mundo -  equipamentos que serão produzidos e utilizados por músicos, técnicos engenheiros e consumidores em geral, muitos produtos lançam os seus equipamentos nestas feiras e congressos. Novidade e muita, indústrias do porte de: Roland, Shure, Behringer, AKG, Ableton, DPA, Yamaha, K-Array, Staner, Santo Ângelo, Acme, Allen&Heath, FZSound, Meyer Sound , Sennheiser, Charter  Oak entre outros.

A Deliberarte recebeu com muita satisfação um convite da Roland Brasil para participar do 10º Congresso de Engenharia de Áudio da AES BRASIL, a ser realizado conjuntamente com a 16ª Convenção Nacional da AES BRASIL, nos dias 8 a 10 de maio de 2012 em São Paulo. O programa de vivência que participamos foi o Jovens Profissionais do Futuro e ao longo de 2012, vamos desenvolver em parceria com a Roland um projeto-piloto para o setor de formação educacional em áudio.

Nessa ação, realizada em parceria, AES, Francal e Roland identificaram 25 jovens de instituições sociais localizadas em São Paulo e que atuam na formação em Áudio e Video.As instituições foram: Deliberarte (núcleo São Paulo), EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo) e Praticatatum (entidade ligada a Liga Solidária). Os selecionados participaram dos três dias do evento, assistindo a palestras, realizando Networking com os profissionais, conhecendo as empresas expositoras e recebendo um treinamento dado por experientes profissionais da área, conduzidos por Alex Lameira, gerente de áudio e vídeo da Roland. Nós da Deliberarte, convocamos todos os participantes que participaram das oficinas ao longo de 2011, aqui em São Paulo, selecionamos 05 (cinco) felizardos que durante 03(três) dias vivenciaram intensamente estas experiências.



Foto de Encerramento no stand da Roland (SP) 2012

Alunos da Oficina de Roadies da Deliberarte recebem certificado de participação das mãos do Presidente da Roland (Takao Shirahata), Aldo R. Soares (AES Brasil) e  Claúdia Nascimento (Francal Eventos).

O entusiasmo foi nitidamente demonstrado pelos envolvidos, participantes, equipe técnica do stand e nas interessantes observações do Presidente da Roland (Takao Shirahata) - apontando indicadores de crescimento neste segmento que envolve constantes pesquisas.

Boas colocações que também vale a pena destacar foi de Aldo R. Soares - experiente profissional atuando há mais de 22 anos no mercado, criou um método de ensino para educação em áudio, com material didático de mais de 300 páginas, que é ministrado desde 1998 em cursos, seminários e workshops para órgãos governamentais, estúdio e empresas de locação. Uma pessoa articuladora dentro do segmento profissional de áudio. Fez uma breve explanação do atual panorama no setor, novos produtos, o investimento em qualificação profissional e estudos e a vasta gama de oportunidades surgindo no Brasil, a exemplo: Copa do Mundo 2014, Olimpíadas, Jogos Paraolímpicos e a conversão para a TV Digital, que abrirá um leque gigantesco na área de Broadcast  no país.




Segundo Aldo R.Soares: "O Brasil vive um momento de ascensão das instalações de áudio, seja no mercado musical, teatral, broadcasting e principalmente no mercado corporativo.  Com a realização da Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil, esse mercado crescerá ainda mais nos próximos anos. Em cada segmento de áudio encontramos características e especificidades diferentes, porém, em muitas instalações realizadas atualmente, percebe-se que soluções de sonorizações ao vivo foram aplicadas como soluções definitivas para essas instalações físicas". Estes temas e assuntos foram abordados em uma palestra que o mesmo ministrou falando  sobre Som Ao Vivo e Som Instalado - Diferenças.


Outra novidade é a parceria entre AES – Sociedade de Engenharia de Áudio (Brasil) e a SOBRAC (Sociedade Brasileira de Acústica) que firmaram parceria durante reunião na AES Expo 2012. As duas entidades, na figura dos seus presidentes Aldo Soares (AES) e Dinara Paixão (SOBRAC) e todos os membros presentes, instituíram um grupo de trabalho e um comitê executivo que será responsável pela aproximação e colaboração entre elas, buscando objetivos em comum, como o estabelecimento de uma política nacional de controle de emissões sonoras. A partir de um termo de cooperação entre AES e SOBRAC serão definidos os próximos passos dessa parceria. Vamos aguardar  também as diretrizes sobre este assunto tão importante. Quais benefícios? Que tipo de ação será projetada pelas 02(duas) entidades a partir desta fusão? 

Confira o vídeo de nossa participação nas atividades no stand da Roland:  http://www.youtube.com/watch?v=5IutEKi2-Jc

Agora falando de áudio, tecnologia e equipamentos. A Roland  apresentou em grande estilo suas novidades que chegaram no mercado, a exemplo: 

V-Mixer M-300 (Roland)

Console Digital V-Mixer M-300 Roland

- 32 canais, saídas L/C/R, 8 Auxiliares, 4 Matrix
- 4 bandas PEQ e dinâmica em todos os canais
- 11 tipos de efeitos / PEQ e DELAY em todas as saídas
- 24 bits AD / DA , som de alta qualidade
- Controle a partir de um PC
- Gravação e reprodução via pen drive USB
- Se integra perfeitamente com o Digital Snake para uma transmissão simples e de alta qualidade de áudio, distribuição e splits
- Um sistema flexível e robusto, compatível com Personal Monitor M-48, gravação multi-canal via Sonar e outros componentes REAC (Roland, Ethernet, Audio Communication)

Observação interessante é esta questão do REAC que é uma tecnologia original da Roland que permite transferência de sinal digital de áudio, como também da alimentação necessária ao dispositivo conectado, utilizando apenas um Cabo CAT5E. Os produtos que utilizam a tecnologia REAC estão instalados em uma grande quantidade de projetos de áudio e em eventos ao redor do mundo que necessitam de transferência de áudio de altíssima qualidade a distâncias maiores que as convencionais atingidas com cabos analógicos.

Destaco o campo de Efeitos:

Acesso imediato aos efeitos internos de alta qualidade (quatro em estéreo e oito em dual mono), incluindo reverbs estéreo, delays e outros processamentos sofisticados.
Lista de efeitos internos:
Stereo Reverb
Delay x 2
Cross Modulation Delay
Pitch Shifter x 2
Reverb + Gate
Long Delay
Stereo Flanger
Channel Strip x 2
Stereo Chorus
Multi Tap Delay
Stereo Phaser
Dual GEQ



V-Mixer M-480 (Roland)

V-Mixer M-300 (Roland)

Digital Snake (Roland) Multicabo Digital

                                                 Digital Snake (Roland) Multicabo Digital


                                       Digital Snake (Roland) Multicabo Digital S-4000R



      V-Mixing M-480 (Roland) 2012

Digital Snake S-1608

Cabo CAT5E

Pra fechar a compreensão sobre a tecnologia REAC, assista um video do criador da tecnologia Ethernet, Doutor Rober Metcalfer:  http://www.youtube.com/watch?v=VWCLrD5R1YI&feature=related

Pra ilustrar melhor ainda a idéia, em um dos paineis que participamos no stand da Roland, foi o Otimização e Portabilidade de Equipamentos para Tournês, palestrante: Cotô Guarino, o cidadão possui mais de 25 anos de experiência na área de áudio e música atuando como engenheiro de gravação e sonorização. Com sua expertise em consoles digitais, torna-o um profissional muito requisitado por empresas de sonorização, bandas e artistas nacionais, trabalhando tanto em estúdios, como em turnês pelo Brasil e pelo mundo. Atualmente é engenheiro de áudio da banda NX Zero. Guarino, contou que o grupo viaja com o seu próprio sistema de P.A compacto composto por (01 V-Mixing 300, 02 Digital Snake S-4000R e 800 metros de cabos CAT5E) apenas isto. Ficando por conta dos contratantes, as cais acústicas P.A, alguns microfones, acessórios de palco, backline e os cabos de In-Put pra fazer a comunicação Instrumentos + Multicabos Digital Snake e a comunicação Palco - PA se dá através de cabo REAC. (resumindo que aquele arsenal de cabos que comunicava o palco com o P.A, não tem mais nenhuma necessidade). A idéia de portabilidade de equipamentos, fez com que o grupo circulasse mais, triplicando sua agenda de shows e apresentações, chegando em regiões e lugares inóspitos - tudo pela questão que o grupo viaja com seus sistema próprio de consoles digitais (inclusive despacham nos aviões em um case). Muitas cidades brasileiras, mal possuem backline, imagine consoles digitais solicitados de forma completamente arbitrária pelas equipes de sonorização dos grupos e artistas. 

Ponto positivo para o NX Zero que enxergou lá na frente. Parabéns Cotô Guarino.

Outros dos lançamentos foi o Roland R-MIX - software de edição visual de música e  de manipulação de áudio por meio de recursos gráficos. Veja no link ao lado, o que conta um dos supervisores de produtos da Roland na AES BRasil 2012: http://www.youtube.com/watch?v=dPkAxSTOqd4&feature=related 

Roland vem inovando de forma crescente e visionária. 

Interface R-Mix (Roland) 2012

Por fim destacamos também em grande estilo.

Gravador de Voz Digital Profissional - Roland R-26 (6-Channel)

Roland R-26


Type
Portable Digital Audio Recorder
Number of Channels
6 (3 Stereo Pairs)
Signal Processing
24-bit AD/DA Conversion, 44.1/48/88.2/96kHz
Recording Format
WAV/BWF: 44.1/48/88.2/96kHz, 16/24-bit
MP3: 44.1/48kHz, 128/160/320kbps
WAV + MP3: 44.1/48kHz, 16-bit, 128kbps
Playback Format
WAV: 44.1/48/88.2/96kHz, 16/24-bit
MP3: 44.1/48kHz, 32-320kbps or VBR
Recording Method
SD/SDHC Flash Memory
Built-In Microphone
1 x Omnidirectional Stereo Microphone
1 x Directional (XY) Stereo Microphone
Connectors
2 x XLR/TRS Combo Inputs
1 x 3.5mm Stereo Mini Mic Input
1 x 3.5mm Headphone Jack
1 x USB Mini-B Port
Input Level
Analog Inputs: +4, -2, -8, -14, -20, -26, -32, -38, -44, -50, -56, -62dBu
3.5mm Input: -7.5, -21, -26dBu
Input Impedance
Analog Inputs: 5 kOhms
3.5mm Input: 3 kOhms (Med/High), 2 kOhms (Low)
Maximum Input
Analog Inputs: +24dBu (Sens @ +4dBu)
3.5mm Input: +4dBu (Sens @ Low)
Output Level
35mW + 35mW (16 Ohms)
Load Impedance
16 Ohms or Greater
Resposta de Frequência
Não especificado pelo fabricante
Phantom Power
48V ±4V
10mA or Less in all Channels
USB
High-Speed USB Audio
USB Mass Storage Device Class
Display
160 x 160 Dot Touchscreen Graphic Display
Power
4 x AA Batteries (Alkaline or NiMH)
AC Adapter
Current Draw
500mA Max
Dimensions (WxDxH)
3.25 x 7.1 x 1.6" (82 x 180 x 41mm)
Weight
14 oz (370g)



Um dos pontos altos da AES Brasil, Demonstração Ao Ar Livre de Sistema de P.A, a AES Brasil proporciona ao expectador a oportunidade de conferir e comparar 8 sistemas diferentes, executando 6 músicas iguais em cada caixa. É um momento único para os amantes e profissionais do áudio no Brasil. Dedicamos um bom tempo analisando cada sistema de P.A (as fotos na galeria abaixo mostram o momento).

Todas as demonstrações respeitaram o limite de 80Db, devido a vizinhança das cercanias do Centro de Convenções Expo Center Norte. FZAudio e K-Array, mostraram grandes resultados. Mas, K-Array disse a que veio.



K-Array no detalhe à esquerda. KH-15 em ação



K-Array (KH15)

Linha italiana da K-Array (Gobos do Brasil) na nossa opinião foi o grande destaque. Acredito que muitos outros também. Levando em consideração: sonoridade, compatibilidade, timbres, pressão sonora e 
uma apresentação da revolucionária, a linha de produtos K-array, que fez o lançamento da nova linha Redline KR102, KR202 e KR402, e apresentação externa do line KH15.

Confira os vídeos das demonstrações.











Confira em imagens seleção dos stands, seções e novos produtos.

Stand Mackie (2012)

Equipo (2012)

Shure (2012)

























Gostaria de agradecer imensamente a Roland Brasil, nas pessoas de Tânia Ogasawara (Ação Social Roland) muito obrigado por acreditar na nossa idéia e projeto, Takao Shirahata (Presidente Roland), Alex Lameira (Roland Brasil) Aldo Soares (AES Brasil) e Cláudia Nascimento (Francal Eventos).

Um abraço  e se ligue nos próximas postagens.


Eric Barbosa (Deliberarte)

A Oficina de Roadies (Deliberarte) conta com o apoio e ncentivo de Giannini Instrumentos Musicais e Roland Brasil.

Um comentário:

Igor Pimenta disse...

Massa parabéns.