quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Espaços Urbanos + Intercambio Musical (CE-SP) + Novas possibilidades no campo da arte sonora….

*fotos por Eric Barbosa, Joao Moreira


Uma das marcas de ação que nos orgulhamos bastante,  é na questão de ramificações em inúmeros contextos e atividades artísticas. A oficina de Roadies e Tecnicos de Palco, assume uma postura de re-significação  de atuação no mercado, como avanço desta visão. Começamos a estruturar e nos aprofundar no conceito de performances e instalação sonora.  Reforço que Roadies e Técnicos de Palco, podem atuar alem-palco - como estúdios, instalações, performances, gravações, concepção sonora - ampliando sua verve artística. Nesta ideia, recebemos o convite do artista Dudu Tsuda, para integrar a equipe de produção da instalação. Assumimos todos os tramites, da questão contratual ate a locação de equipamentos, instrumentos, traslados, logística de transporte e cenário, ensaios técnicos, tudo pra fluir perfeitamente.

Segundo o site do artista (Dudu Tsuda),  a proposta original deste projeto era a realização de gravações de áudio em diversas localidades de Paris no intuito de se recriar situações cotidianas através de um sistema imersivo de som. Todavia, durante a pesquisa e o processo de criação, foi aferido que o ruído de trânsito de veículos era demasiadamente forte para se conseguir diferenças e nuances dentre os bairros, de modo que uma grande mudança se fez necessária. Desta forma, o foco da pesquisa passa então a ser as diferenças de paisagem sonoras em bairros onde há uma grande concentração de imigrantes de uma mesma etnia, e assim discutir questões de adaptação e imigração na cidade de Paris.

Entre os dias 13 e 27 de julho, o Paço das Artes recebeu a edição do Sonora Paço, evento da casa dedicado à experimentações sonoras contemporâneas. Esta edição é composta pela exposição individual Espaços urbanos, projeto do artista multimídia, músico e compositor Dudu Tsuda. Completou a programação uma mesa redonda com artistas convidados, uma instalação sonora e duas performances, uma na abertura e outra no encerramento. 

Na ocasião, Tsuda apresenta a performance Volume3, realizada em colaboração com Karina Montenegro, além da instalação sonora PariSound. O artista participa, ainda, de uma mesa redonda sobre seu processo criativo e fala sobre o trabalho desenvolvido nas residências artísticas no Institut Français (França, 2012) e no Cité Internationale des Arts deParis (França, 2013). 
A palestra contou também com a apresentação da pesquisa e da instalação Deslocamento da artista convidada Karina Montenegro, e com a presença da curadora e organizadora do programa de residência artística Casa Tomada, Tainá Azeredo. A mesa discutirá a influência e a interferência de questões sobre o espaço urbano no processo criativo de artistas e programas de residência e será mediada pelo artista multimídia e curador, Marcus Bastos. A performance Le Temps Suspendu, com participação especial de Karina Montenegro (que apresenta sua performance visual, chamada: Deslocamento), será realizada no evento de encerramento, no dia 27 de julho.  Muitos tópicos foram levantados, a cultura de residência artística no Brasil, novos paradigmas na arte, trocas entre paises, integração da America Latina e o bom momento do Brasil em diversos campos


O sistema quadrifonico (composto por 4 caixas amplificadas 200W + 1 caixa Sub-Grave 400W) da instalação permitiu uma interatividade para compreender o resultado ali demonstrado. Tivemos bastante trabalho a começar pela mixagem da instalação, cujo tempo levou 02(dois) dias ate ser finalizado, importante lembrar que em instalações sonoras a mixagem aliada ao espaço. Afinal, a obra fica em imersivo estado permanente de exposição/contemplação e o dimensionamento sonoro conta muito neste fator.

Um lance légal que estamos focando na oficina, sao os laboratório-pratica de palco/eventos. Escolhemos 04(quatro) assistentes que participaram desta mostra, com bastante afinco. Montagem de P.A`s, endereçamento da interface (Apogee Ensemble Mod), Software Logic 9 - devido a obra ter sido totalmente mixada em 5.1 - visualizando a interatividade sonora.  Logo após a abertura, a interface foi substituída por u m DVD 5.1 (com os ajustes dos endereçamentos de cada via).









Set Up`s/ instrumentos utilizados na performance sonora: MOOG Opus 3, Roland JX Synth, Piano Brasil, Realystic MOOG, Metalofone, Shure SM81, AKG C414B, Surdo Pearl e alguns pedais de efeitos, como: Pedal Volume Boss, Space Echo Twin Pedal, Ring Modulator MOOG...




Obra Deslocamento da artista Karina Montenegro (SP) - Veja no video, a explicação da artista acerca do seu projeto de residencia. 










#SoundCheck Espaços Urbanos (Dudu Tsuda) @ Oficina de Roadies E Tecnicos de Palco.





Performance Espaços Urbanos (Dudu Tsuda) @ Oficina de Roadies E Tecnicos de Palco - #Deliberarte.2013. Montagem da Instalação Sonora / Espaços Urbanos - Paço das Artes.

Os alunos da Oficina de Roadies e Tecnicos de Palco, realizaram toda montagem de set-up`s: Microkorgs, Moogs, Mesa, P.A`s, Interface. Como resultado compreendido da performance.

                                         






...










Outra momento importante foi a etapa Sao Paulo/SP do projeto: Intercâmbio Musical (CE/SP) o  grupo que migrou da cidade da luz para a terra da garoa, foi a turma do DanChá  (mistura do Chá com Dega com o compositor Danilo Guilherme). A turma fez uma temporada curta de shows por Sao Paulo/SP (SESC Pompeia , Praça Victor Civita e Puxadinho da Praça)

Seguimos com alguns videos da turma por aqui:





Nenhum comentário: