segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Oficina de Roadies e Técnicos de Palco @ Modulo: Luthieria Basica I (CCJ) / Pratica de Estudio I (Estudio Sabia)

*fotos por Hudson Chichini, Ricardo de Souza, Eric Barbosa, Ricardo Brasil



Um dos módulos que rola maior interação entre os participantes, este constante exercício da autonomia musical e artística praticado na oficina, permite que os participantes realizem manutenção e reparo em seus próprios instrumentos.  Segue uma seqüência de alguns reparos que realizamos em instrumentos dos participantes, entretanto os protagonistas de algumas "anomalias com cordas" que passou pela oficina foram bem interessantes, isso você vai poder conferir paralelamente também em 02(dois) blogs/projetos que integram nossas ideias, se liguem no Escola de Artes e Oficios na Musica e na Luthieria Basica.


Kit de ferramnetas para manutencao, reparo e regulagem de instrumentos musicais: Álcool Isopropilico, Durepox, Clean String DunLop, Afinador Korg, Superbonder ….


Construção/Aplicação de marcação em escalas de guitarras,  confira video abaixo. Registro visual produzido pelos participantes.
                                



Giannini Sonic "anos 60/70"



Violão Di`Giorgio 1982 - a velha historia do headstock/mao do instrumento quando parte, varias questões influenciam: oscilações climáticas, quedas, pequenos acidentes caseiros etc.)



Prototipo SG, modelo Alex de Moraes


Giannini Stratosonic 2013 " a primeira abertura desta guitarra que nos próximos posts; vocês acompanham as alterações e novas aquisições que esta guitarra adquiriu.



No geral, a rotina envolveu limpeza de trastes, limacao de trastes, hidratação de escalas, corpos e madeiras,  regulagens de tensor, troca de captadores, uso de palhas de aço/numero: 02, trocas de cordas, regulagens especificas para diferentes de tipos de afinações.

Periodo de pura interação, com direito a proximidade todo mundo, cooperação mutua em cada desafio, curiosidade e como mais uma vez foi dito por aqui, criatividade.














Giannini Bass 70/80"

Modulo Pratica de Estúdio I ( Gravação e Captação )

No Estudio Sabia, realizamos as etapas de praticas de estudio. O aparato de gravação, incluindo instrumentos, amplificadores, interfaces, monitoração, microfones, salas com um bom tratamento acústico, técnicas apuradas de captação e mente aberta para novas possibilidades, estas digamos assim, foram  as viagens sonoras possíveis. Gravamos uma parte de material, que em breve deve sair em alguns singles de artistas que se envolveram. A gente manda e divulga por aqui também.



Pre- Focusrite RED 1, Interfaces Saffire Focusrite, Interface Liquid, Patchbay para outras conexões, API 3124 e Universal Audio 6176 Vintage Channel.

AT Audiotechnica 4040

Avantone Valvulado CV 12 (com uma válvula nos circuitos amperex): 9 modos de captação, como cardioide, omni, figura 8 entre outras pela questão que possui um knob que regula a o espectro de captação do microfone, responde 25Hz a 20.000HZ, Sound Pressure Level SPL 136Db, High Pass Switch 80Hz 6Db/ por oitava, Atenuação -10Db, schock mount e power supply. 



"Oficinandos em ação". Atos minimalistas jamaicanos. 

Orgão/Teclado Gambit DX 250-R - modelo da tradicional fabricante brasileira de orgãos.


Microfonação no Gambit DX250-R, utilizando 01(hum) par de AT-4040 (padrão cardioide / fora do cone do alto falante do instrumento).



Beyerdynamic M160 é um microfone clássico fita, spoting um elemento dinâmico fita dupla. Com um padrão polar hipercardióide com uma atenuação de ruído de 25 dB em 110 graus , o M 160 é um microfone excepcional, que é muito eficaz para todos os tipos de controle remoto e reprodução de voz em estúdio . No estúdio de gravação , o M 160 é recomendado para microfonação instrumentos de corda , como violinos, violas , violoncelos e pianos , saxofones para , assim como para oi- chapéu e toms . A superfície preta não-brilho da M 160 e suas pequenas dimensões permitem o uso discreto em estúdios de TV ou filmes. Em conjunto com o M 130 dinâmico microfone duplo fita da M 160 é ideal para gravações em estéreo na técnica MS .



Transdutor único microfone de fita dupla
Padrão polar Hipercardióide
Resposta de freqüência estendida
Excelente transparência e resposta a transientes
Design compacto e robusto
Som quente e natural
Especificações Beyerdynamic M160 dinâmico Hipercardióide Duplo Ribbon Microfone
Tipo de transdutor : Dinâmico
Princípio de funcionamento: gradiente de pressão
Resposta de frequência ( microfonação distante) : 40 - 18.000 Hz
Padrão polar : Hipercardióide
Atenuação lateral: > 25 dB em 110 graus
Tensão de circuito aberto em 1 kHz ( 0dB = 1V/Pa ): 1,0 mV / Pa  ¡ à " -60 dBV
Impedância nominal: 200 Ohms
Impedância de carga : Maior ou igual a 1000 Ohms
Diafragma: alumínio puro
Case / acabamento : Bronze
Conector: XLR de 3 pinos macho
Comprimento: 156 milímetros
Diâmetro do eixo : 23 mm
Diâmetro da cabeça : 38 mm
Peso sem cabo : 156 g
Aplicações
Microfonação Instrumental como saxofone, microfonação de tambores ( toms, hi -hat ).

O padrão ondulado "corrugado",  é idêntico ao M130 e M500, mas ao contrário de quase todos os outros microfone fita no mercado, em que a fita é dobrado na vertical como na horizontal ondulado, fazendo a fita tanto rígida em comparação com o elemento de fita em outros microfones.
As fitas do M 130 e M160 mede 0.056'' de largura, e cerca de 0,6'' de comprimento.



AT-4040 (Audio Techinica)



Ouvindo o resultado de gravação de bateria, software utilizado: Logic 9.



O 6176 Vintage Channel Strip combina as sedutoras , sons de todos os tubos do lendário Bill Putnam (projetaista responsavel pelo pré-amplificador de microfone 610 , com a assinatura de compressão FET do outro modelo 1176LN , para criar a faixa de canal de gravação). Os tons quentes e suaves deste projeto mic preamp - empregado para gravar todos, de Frank Sinatra para Van Halen I - e as características únicas do compressor , são duas principais razões pelas quais o 6176 é encontrado em estúdios ao redor do mundo.

"Split" or "Join": interruptor permite a operação independente ou uma série de pré-amplificador e compressor.
High & Low frequency shelving EQ
Variable impedance Input, Gain, and Output levels
Mic, balanced Line, and Hi-Z inputs

Shure SM-57 (fora do domo do alto-falante)

Amplificador Giannini True Reverber - Amplificador da década de 70, cópia do Fender Super Reverb amp Blackface. Totalmente valvulado, 50 W de potencia. Foi revisado em 2012 e 2013 - colocadas 2 saidas de linha (1 pré out e 1 balanceada). Fora essa modificação ele é todo original, só os knobs e alguns switches foram trocados. 1 falante Novik 12" original. Reverb e Tremolo.

BeyerDynamic M-160 (Ribbon Dynamic)







M/S com: Oktava moddded pelo Michael Joly e um AT-4050 (Audio-Technica) nos sides.



continua no proximo post…

Eric Barbosa (Deliberarte)
deliberartecultura@gmail.com
oficinaderoadies@gmail.com




Nenhum comentário: