sábado, 26 de janeiro de 2013

Retrospectiva – 2012 / Oficina de Roadies conquistando novos espaços.



Dando seqüência as postagens, o ano de 2012 foi mais um ano de produtividade acerca das edições da Oficina: Capacitação de Roadies e Técnicos de Palco – programa educativo e musical do núcleo de produção cultural – Deliberarte.
Neste ano de 2012, realizamos um projeto novo em parceria com as Fábricas de Cultura do estado de São Paulo (especificamente na unidade do bairro Vila Nova Cachoeirinha). Produzimos a primeira edição de uma oficina chamada: Teoria Musical aplicada a jovens profissionais, que teve como intuito  oferecer noções e preparo teórico e musical, para futuros jovens profissionais que desejam ingressar nos bastidores do Mercado Cultural, atuando como Roadies e Técnicos de Palco. Para isso, apresentamos os fundamentos básicos e pré-requisitos acerca de temas, como: História da Música, Apreciação musical orientada, Instrumentação Musical, Arranjos, Harmonia, Métodos de Composição, Movimentos Musicais entre outros temas presente neste módulo. 

Com esta preparação, a oficina visa formar profissionais da profissão de Roadies, exercitando novos aspectos técnicos, otimizando um melhor conhecimento em diversos gêneros e matrizes musicais - além de passar inúmeras dicas peculiares à área. Um dos pontos foi intensificar maiores noções de linguagens musicais e estéticas. Neste projeto, contamos com o apoio institucional da Giannini - Instrumentos Musicais LTDA e Roland Brasil. Durante os meses de junho.2012, esta experiência foi salutar a ponto de estabelecer parcerias com outras unidades das Fabricas de Cultura, um múltiplo espaço cultural, composto por cinemas,bibliotecas, auditórios e salas musicais com violões (digiorgio) e variados naipes de sopro. (trompete, flautas tranversas, trombone etc.)




20 alunos participantes e que integram programas vocacionais do espaço aqui citado. A abordagem das aulas passou por atividades de apreciação musical orientada, conhecendo gêneros musicais do mundo todo em especial sons da vasta obra da América Latina (Mojarra Elétrica- Colômbia) e Ásia (Huun-Hur-Tu - Mongólia).

Riquíssima vivência nestes meses, que serviu para aprimorar uma nova turma extensiva na unidade cultural do Centro Cultura da Juventude Ruth Cardoso (também localizado no bairro da Vila Nova Cachoeirinha) . Em 2011 (realizamos nossa 8ª turma da oficina na instituição) e com o resultado de um trabalho bem reconhecido (como vocês conferiram aqui no blog nas postagens anteriores) – recebemos outro convite para execução de uma nova turma no ano de 2012, carga horária extensa e completa de 03(três) meses – 220(duzentos e vinte horas de aula) – iniciamos esta turma em Julho.2012 prosseguindo aé outrubro.2012 e posteriormente com reuniões quinzenais na unidade. Confira em fatos, fotos e vídeos a Capacitação de Roadies e Técnicos de Palco - edição: 2012 (Turma: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso).

Durante os meses de julho, agosto, setembro e outubro de 2012, aconteceu na unidade do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, o projeto itinerante: Oficina: Capacitação para Roadies e Técnicos de Palco (Edição: São Paulo – CCJ - 2012). Em especial esta foi a 2ª turma formada através de parceria com a instituição cultural localizada na zona sul de São Paulo (SP).

Durante as oficinas/vivências realizadas ao longo de várias turmas do curso, os participantes auxiliaram a montagem de set-ups de instrumentos para apresentações artísticas dos mais variados segmentos e estilos musicais, colaborando e aprendendo diretamente na montagem e desmontagem – tendo na prática todo conhecimento adquirido nas oficinas,  a exemplo: Cachorro Grande (RS), Olodum (BA), Fóssil (CE), Meu Amigo Imaginarium (CE), Cidadão Instigado (CE), Renato Teixeira (SP), Otto (PE), Cordel do Fogo Encantado (PE), Bixiga 70 (SP), Raimundos (DF), Supergalo (DF), Emicida (SP),  Gaby Amarantos (PA), Duofel (SP/AL), Vanguart (MT), Bodes e Elefantes (SP),  Guizado (SP), Massacration (SP), Dona Ivone Lara (RJ), Nelson Sargento (RJ), Fagner (CE),  Dead Fish (ES),  Purification (ITA), Orquestra Tipica Fernadez Fierro (ARG),  Marc Waeverde (FRA),  Fujyia & Myagi (ING) entre outros.

De forma pioneira, já soma a participação de 167 (cento e sessenta e sete) pessoas formadas diretamente nos núcleos de estudos de formação profissional, cultural e tecnológica em 05 (cinco) cidades brasileiras. A proposta agora é reforçar e criar na cidade São Paulo/SP um núcleo formativo para estes jovens, que buscam nestas plataformas “didático-formativas” e gratuitas, melhor posicionamento no ramo cultural. Diante deste desafio, a turma 2012 da oficina, decidiu criar como conclusão e certificação do curso, uma espécie de Cooperativa das Artes aplicadas ao Palco (espécie de interface artísitca, com foco em apresentações musicais, suporte a peças teatrais, performances, gravações, produção de eventos e espetáculos – com base de encontros e estratégias, a referida instituição cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.



A oficina realizada na instituição contou com a participação de 15(quinze) jovens oriundos de diversos bairros e regiões da cidade de São Paulo (SP). Participaram das atividades educacionais e pedagógicas, jovens de bairros como: Cidade Tiradentes. Tucuruvi, São Mateus, Belém, Itaquera, Lapa, Vila Nova Cachoeirinha, Campo Limpo, Capão Redondo, Jardim Ângela e Santana. Comprovando e certificando a qualidade das atividades culturais do espaço cultural – principalmente atendendo uma demanda de formação profissional e artística em toda cidade de São Paulo.

Durante as aulas, os participantes tiveram contato com diversas frentes de estudo, conhecimento e aprendizagem. O conteúdo programático composto por: teoria musical, introdução a áudio, princípios de acústica e psico-acústica, captação de som, microfonação, luthieria básica e intermediária, noções sobre contratos, base de projeto (elaboração e formatação), ecad, omb, nomenclatura técnica do áudio, concepção de trilha sonora e movimentos estéticos e musicais.

Atividades propostas: Nos dias 6 e 7 de julho de 2012 foi realizada no Centro Cultural da Juventude em São Paulo, a Mostra do Prêmio Dynamite de Música Independente. O evento com entrada gratuita contou com apresentação de 8 artistas, palestra com o curador Bruno Monstro, exposição fotográfica sobre os 20 anos da Dynamite e debate sobre a cena musical independente. A realização foi da Associação Cultural Dynamite. Apoio: Programa de Ação Cultural 2011. Os alunos na primeira semana de trabalho, participaram como observadores participantes de toda a mostra, conhecendo funcionamento de equipamentos, funcionalidades, Demonstração na prática, das relações entre nota emitida por todos os instrumentos de palco (e por qualquer outro instrumento) e as freqüências. Apresentação do módulo/laboratorial SEXTA SONORA do CCJ. Que serviu como base para o evento de nome: Martinellis, produzidos por 02(dois) integrantes da oficina (Guilherme Abreu e Renato Cruzzatto)
Realizaram laboratório de palco, dando suporte aos músicos e bandas,a exemplo: Tigre Dente de Sabre (SP), Joe e a Gerência (BA e SP), Uirá França (DF) e Mr Punch (SP) . Mamma Cadela (SP), Dubatak Sound System (RJ e SP), Gil Duarte e Sistema Asimov de Som (CE)  e Diego Schaun (BA). Além de participar de debates e encontros referente a cultura independente com profissionais de mérito artístico, Karen Cunha (Centro Cultural da Juventude), Elisa Gargiulo (Banda Dominatrix) e Mariana Soldi (Toque no Brasil)



Tema: Parâmetros Sonoros: Altura, Duração, Timbre E Intensidade

Através de material próprio e inúmeras referências bibliográficas, estudamos parâmetros sonoros, paisagens sonoras, amplitude, duração, timbre e intensidade – com vídeos, debates e GT’s de trabalho interno, pesquisando padrões musicais em músicas orientais e ocidentais. Artistas como estudo e pesquisa: Huun Hur Tu (Mongólia), Eyal Talmudi (Israel),  Yogan Baaharka (Marrocos) Tom Jobim (Brasil), Gong Lina (China), Racionais MC’s (Brasil e Fela Kuti (Nigéria).

Um dos grandes apoiadores e incentivadores deste módulo específico foi o Centro Cultural Casa do Núcleo, que cedeu grande parte de material (cd’s, livros) para estas aulas específicas. Vale ressaltar que o mesmo espaço serviu como ponto de apoio e estágio supervisionado pelos gestores e ministrantes da oficina. Na mesma semana, foi realizado o 2º laboratório de palco na própria unidade do CCJ com apresentação do grupo paulistano HellSakura. Como parte da programação comemorativa ao Dia Mundial do Rock.

Movimentos estéticos musicais são de importância fundamental para uma ampliação do senso estético e apreciação musical. Semana intensa de documentários, como: Krautrock (History) música contemporânea alemã (2003), A different Kind of Blue – Miles Davis (1997) e Darkside of the moon – album classics (2001).



Para assistir na íntegra o documentário, clique aqui: 

Can (Damo Suzuki)


HellSakura.  Dia Mundial do Rock. (soundcheck)

                                        HellSakura.  Dia Mundial do Rock. (soundcheck)


                                          HellSakura.  Dia Mundial do Rock. (em ação)



                                          HellSakura.  Dia Mundial do Rock. (em ação)

Confira o vídeo  Hellsakura toca Distorted Mirror  na noite Sexta Sonora do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, em comemoração ao dia mundial do rock.

Semana 04 (25. Julho de 2012 a 29. Julho.2012)
Tema: Noções de Eletricidade I e II / Cabos e conectores / DIRECT BOX –DI e Evento.


Um dos documentários exibidos foi o Maravilhas Modernas - Eletricidade


multicabo "medusa"

conexões multicabos

 D.I (Direct Boxes) Direct Box, também conhecido como DI, é um dispositivo usado para alterar o sinal de saída de uma fonte sonora (uma guitarra, por exemplo), mudando seu nível e impedância, de forma a adequá-lo à entrada da Mesa de Som. São comumente usados para condicionar o sinal do seu instrumento para conectá-lo adequadamente em equipamentos de sonorização (P.A.) ou de gravação.

Um dos mitos que existem em torno dos Direct Boxes é a afirmação de que DI’s ativos são melhores que os passivos. Vamos fazer uma analogia com os microfones: qual tipo de microfone é melhor? Dinâmico ou condensador? Se você respondeu “não há melhor ou pior, depende da aplicação”, você entendeu o princípio do raciocínio. Com os direct boxes é a mesma coisa. No que diz respeito ao seu princípio de funcionamento, não há melhor ou pior. Sua escolha dependerá do tipo de aplicação.
Em geral, DI’s passivos atenuam o sinal na saída balanceada. Uma vantagem da utilização de um Direct Box passivo, em comparação com um ativo, é que além de não precisar de alimentação externa, ele possui melhor isolamento elétrico proporcionado pelo transformador, o que diminui os ruídos de terra.
Em geral muita gente não gosta do Direct Box ativo porque ele possui a necessidade de alimentação externa. Neste caso, se a mesa não possuir Phantom Power, haverá necessidade da utilização de baterias, em geral de 9 volts, e quando a carga das baterias diminui, o DI começa a distorcer.
Entretanto, Direct Boxes ativos possuem resposta de frequência mais ampla e podem ser interessantes em diversas situações. Imagine, por exemplo, um teclado de alta qualidade com cinco oitavas conectado ao um Direct Box passivo. Como a resposta de frequência do DI passivo é menor, o som do teclado pode ser prejudicado nas pontas do espectro (graves e agudos). Neste caso, o ideal seria um DI ativo, mas lembre-se: não é regra. (Fonte Via: Mundo Max )



 (Soldagem Cabos: P2, P10 e XLR)


Princípios básicos de eletricidade, potência elétrica, circuito elétrico, condutores, isolantes térmicos, geração e distribuição. Apresentação do uso e funcionamento dos microfones. Cabos e plugues: Os tipos e as principais conexões. Principal via de conexão dos microfones, instrumentos e mesa de som. Este módulo inaugurou um dos pontos principais do projeto, que são os laboratórios de palco externo, parceria nossa com gestores e outros espaços culturais. Desta vez, os participantes realizaram seu primeiro e integral laboratório de palco, participando ativamente de todo o processo (pré-produção, produção e pós-produção).

O espaço foi na Praça Victor Civita, espaço público localizado em Pinheiros, São Paulo/SP. Na sexta-feira, 27 de julho realizamos uma visita técnica no espaço, a fim de conhecer todo equipamento de sonorização e espaço de shows. O evento em questão foi a 1ª edição do projeto: Encontros Musicais Alencarinos (com as bandas: Fóssil e Gil Duarte e Sistema Asimov de Som) Os alunos tiveram acesso a todo trâmite relacionado a concretização do evento, desde assinatura de contrato até a liberação do espaço pela sub-prefeitura de Pinheiros (responsável pela gestão do espaço em parceria com a Associação Amigos da Praça Victor Civita). Outro fator importante é que indicamos 05(jovens) participantes para acompanhar o processo de divulgação do evento, em parceria com o departamento de assessoria de imprensa da Praça Victor Civita – atuando em redes sociais e compreendendo clippagem, criação de texto e release de divulgação. 

No dia 29 de julho de 2012, a Praça Victor Civita recebeu o projeto "Encontros Musicais Alencarinos" com os grupos cearenses Fóssil e Gil Duarte & Sistema Asimov de Som. O projeto prestava uma homenagem ao escritor José de Alencar, nascido em Messejana/CE, a intenção foi promover encontros entre artistas cearenses radicados na cidade de São Paulo/SP utilizando sua produção criativa e promovendo o diálogo musical com outras áreas e linguagens, como literatura, cinema, cordel e fotografia. Na mesma ocasião, os alunos da Oficina de Formação para Roadies e Técnicos de Palco (Turma.2012 - Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso) realizaram o laboratório de palco para eventos musicais, como atividade do módulo de sonorização. Participando de todo o conceito estrutural (montagem, regulagem, timbragem) das apresentações artísticas. Confira o vídeo produzido pelos alunos aqui.

Gil Duarte e  Sistema Asimov de Som (CE) na Praça Victor Civita

                          Gil Duarte e  Sistema Asimov de Som (CE) na Praça Victor Civita



                            Gil Duarte e  Sistema Asimov de Som (CE) na Praça Victor Civita




                        Gil Duarte e  Sistema Asimov de Som (CE) na Praça Victor Civita




                        Gil Duarte e  Sistema Asimov de Som (CE) na Praça Victor Civita




                          Gil Duarte e  Sistema Asimov de Som (CE) na Praça Victor Civita




                       Gil Duarte e  Sistema Asimov de Som (CE) na Praça Victor Civita


Acreditando na re-significação das profissões ligada as artes do palco, além de dar suporte aos músicos na montagem de palco, soundcheck e apoio aos músicos. Criamos também, mecanismos de registros fotográficos e audiovisuais, em suma, os jovens gravaram todo evento – criando uma linguagem própria de cobertura.

Vale lembrar que durante todo o mês de Julho. 2012, os alunos foram convidados a integrar a Oficina de Luthieria Básica, na unidade do SESC Consolação Oficina ministrada por Eric Barbosa e Alex de Moraes (aluno oriundo da turma 2011 da oficina de roadies do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso). Imersão intensa nas atividades visite o blog Luthieria Básica.



Tema: Módulo Guitarra / Luthieria / Cordas (Set-Up Instrumentos) / Contra-baixo
Módulo inicia o estudo da prática e manuseio de instrumentos ligados a sonorização em palcos musicais. A guitarra permanece com o posto de principal instrumento harmônico e melódico de grupos musicais. O contrabaixo elétrico é o alvo de estudos dessa vez. Um instrumento que delimita forte papel rítmico e melódico no contexto de banda. É importante repassar um conteúdo referente a melhor forma de timbrar e auxiliar o musico durante um evento.


Semana 06  (08. Agosto de 2012 a 11. Agosto. 2012)
Tema: Soldagem  técnicas, Ligação em  paralelo, Cabos. Tipos, materiais, tipologias;

Como fazer uma solda.  Cuidados e manutenção de cabos mono e stereo. Plugues do tipo p10, XLR e RCA.

Laboratório-observação participante na apresentação da Assembleia Rítmica de Pinheiros encarou o desafio de fazer uma releitura de “Mulatu of Ethiopia” – o disco definitivo para o gênero “ethio-jazz”, o interessante foi que pudemos conversar com os músicos que realizaram o tributo, em especial, um bate-papo sobre equipamentos com o percussionista: Ricardo Pereira (aluno oriundo da turma 2011 da oficina de roadies – turma: SESC Consolação). Que relatou o quão foi importante ter participado da oficina e ajuda que serviu como base para uma melhor manutenção de seus equipamentos. 

Confira vídeo da apresentação da Assembléia Ritmica de Pinheiro - tocando a música: Mulatu de Mulatu Astatke.



...continua no próximo post.


Eric Barbosa (Deliberarte)


















Nenhum comentário: