segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

MIDI e sua História.


Conectar dois ou mais instrumentos e possibilitar a interação dos equipamentos e instrumentos musicais eletrônicos – independentemente do modelo e da marca.
O MIDI (Musical Instrument Digital Interface), tecnologia conhecida e utilizada por músicos no mundo todo, irá completar 30 anos em 2013. 


Para comemorar a data, os dois idealizadores do protocolo MIDI, o fundador da Roland Corporation, Ikutaro Kakehashi, e Dave Smith, fundador da Sequential Circuits receberão o prêmio Technical Grammy.

Ikutaro Kakehashi (Roland) um dos fundadores e criadores da tecnologia MIDI.


A premiação será realizada durante a 55ª Cerimônia Anual Grammy, em Los Angeles, no dia 10 de fevereiro. A ideia de Kakehashi e Smith foi escolhida por produtores e curadores da The Recording Academy pela importância do MIDI no segmento musical. Para o CEO da Academia, Neil Portnow, essas ideias contribuíram e ainda devem acompanhar a indústria e a cultura mundiais.

"Suas realizações, contribuições e arte vão continuar a influenciar e a inspirar as gerações futuras."


Saiba mais sobre MIDI

General MIDI ou GM (Musical Instrument Digital Interface) é uma especificação para sintetizadores que impõe vários requisitos para além da norma MIDI mais geral. Enquanto que a norma MIDI proporciona um protocolo de comunicações que assegura que diferentes instrumentos (ou componentes) possam interagir a um nível básico (por ex., tocando uma nota num teclado MIDI vai fazer com que um módulo de som reproduza uma nota musical), o General MIDI vai mais além de duas maneiras: ele requer que todos os instrumentos compatíveis com o GM tenham um mínimo de especificações (tais como pelo menos 24 notas de polifonia) e associa certas interpretações a vários parâmetros e mensagens de controle que não tinham sido especificadas na norma MIDI (como a definição de sons de instrumentos para cada um dos 128 números dos programas).

Transmissão das Mensagens MIDI:

Para transmissão, cada mensagem MIDI é recebida em paralelo por uma UART (Universal Asyncrhronous Receiver Transmiter) que converte em um formato serial. Essa comunicação serial será utilizada entre os dispositivos a uma taxa de transmissão de 31.250 bits por segundo (31,250 Kbps).

Controladores:
São dispositivos para fabricar sons do tipo MIDI.



Exclusivos de sistema
As mensagens exclusivas de sistema — System Exclusive Messages, abreviadas como Sysex — são mensagens cuja estrutura é definida especificamente pelo aparelho que irá recebê-la, podendo tal estrutura conter qualquer tipo de dado. Por exemplo, um dispositivo MIDI pode ter uma especificação de mensagens sysex que contenham caracteres.



Electrical Especification - MIDI


MIDI - USB





Eric Barbosa (Deliberarte)


Nenhum comentário: