segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Oficina de Roadies e Técnicos de Palco @ Expomusic. 2013# / Escola de Artes e Oficios na Musica. 2013#

*fotos por Ricardo Brasil.

a eterna premissa que uma imagem vale mais que mil palavras…

Nesta edição da Expomusic, fizemos um diário de campo visual - durante 02(duas) semanas, através das fotos que a "Caravana da Oficina de Roadies E Tecnicos de Palco" aportaram no maior encontro de equipamentos musicais da America Latina.

Ricardo Brasil (oficinando da turma), registrou em imagens - itens, lançamentos e novos equipamentos que chegaram no mercado e/ou entre outros equipos que atraiu a curiosidade de todos os presentes/participantes. Isto foi bom, pra se ter uma ideia do que a turma visualiza em suas vidas, que equipamentos tem uma maior afinidade, interação ou possibilidades de domínio do mesmo.


AKG C414

















Serie AXCESS Giannini - linhas de pedais e efeitos - excelentes timbres, destaco: Delay, Power Suply, Phaser, Fuzz, Chorus e Blues Driver.  A Giannini grande apoio da Deliberarte e Oficina de Roadies, cedendo material de consumo para as praticas de luthieria básica, manutenção de instrumentos, analise de freqüências/periféricos, através dos pedais analógicos que usamos como auxiliares/efeitos.


Orange Amplifier: Tyny Terror, Dual Terror …. + 4x12 ...











Os stacks Marshall...

Pausa para o cafe, sucos, e outras especiarias...

Stand Giannini - modelos de banjos, cavacos, violao, viola ...




Stand Giannini: Combos 15W (G 15, G20)

















Com os itens aqui apresentados, fizemos uma vasta pesquisa nos itens por aqui registrados - novos modelos de microfones, novas adaptações de antigos equipamentos e acessórios,  sistema de sonorização, fabricantes investindo em um novo segmento… uma serie de questões para entender o funcionamento do mercado, em uma economia que movimenta milhões...



Residencia Artística: Escola de Artes e Oficios para Jovens na Musica @ Casa das Caldeiras.

O programa visa ser um projeto itinerante intercambiavel de trocas, vivencias, praticas e estudo - visando trabalhar a formação profissional de jovens - inserindo artistas, músicos, aprendiz, pessoas da terceira idade. Ocupando o espaço histórico, com um novo significado funcional e de viés artístico e formativo. Valorização do patrimônio histórico, incentivo a visitacao monitorada de espaços públicos e de cunho/importância históricos, terreno fértil para fusão de ideias e processos criativos. A residência artística, promoveu reflexões em torno de muitas ideias nos frutíferos campos de interação, colaboração e pesquisa de formação e base de conceitos/conteúdos. Novas diretrizes que se utilizam de espaços, mostrando a multiplicidade de identidades em um local, que precisa assumir e linkar as relacoes entre arte, território e patrimônio (com o intuito de ser preservado por estes atos chave.

Luthieria, reparos, estudos de acústica e gravação, princípios de marcenaria voltada a construção de instrumentos. E o grande lance, que nos ajudou foi a ponte com  residência artística: Experimental Live Sessions - que aprofunda sua pesquisa de sons, formas de ouvir/fazer musica com uma metodologia mais abrangente de sonoridades, criação e linguagem estética.



Pratica de Gravação: 
Caldeiras Sonoras (Projeto Incubador da Oficina de Roadies E Técnicos de Palco): 

Neste projeto, utilizamos as estruturas da unidade móvel: Deliberarte Studios - equipada com Pro Tools, contando com auxilio de pre-amplificadores e microfones. Liberdade para experimentação e composição de sons. Confira algumas fotos da residência.







Vioalo Sevilha Giannini + Golden Age R1/MK2



Para ouvir os resultados, acesse: www.soundcloud.com/oficinaderoadies - parte do material esta disponibilizado gratuitamente para download.








Luthier ou “lutier” é um profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de corda com caixa de ressonância, isto inclui o violão, violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, violas da gambá e todo tipo de guitarras (acústica, elétrica, clássica), alaúdes, archilaúdes, tiorbas, e bandolins.
A palavra luthier é francesa e deriva de luth ("alaúde"). O termo luteria (do francês lutherie) ou luteraria designa a arte da construção de instrumentos de cordas ou, por metonímia, o ateliê ou loja desses instrumentos.
Uma grande referência de luthier é Antonio Stradivari (1644 -1737), ou Stradivarius, como era conhecido – criador de um dos mais belos violinos,com uma sonoridade mais que celestial. Outros luthiers famosos são Nicolò Amati (1596 -1684), que foi o mestre de Stradivari, e Giuseppe Guarnieri (1698 -1744), também discípulo de Amati – todos cremoneses. (Fonte dePesquisa – Via: Wikipedia)

Aqui não vamos necessariamente abordar instrumentos industriais como: guitarra, baixo, violão entre outros. Mas, vamos explorar outras vertentes da construção de instrumentos, nos espelhnado nos mestres mineiros do Uakti e sua Oficina Instrumental e de outros artistas contemporâneos,como: Fernando Sardo (SP), Di Freitas (CE) e Narcélio Grude (CE).  - Via Luthieria Basica



Restauração da guitarra Giannini Sonic 60`s (os alunos participantes realizaram a etapa de prensagem com os grampos/sargentos/prensas.


Construção Mosrite/Model: Alex de Moares @ Oficina de Roadies E Téc. de Palco / #Casa das Caldeiras. Parte 01. 

 < A S S I S T A    A Q U I  >



Dremel / Furadeira de bancada - ideal para acabamentos de corpos de madeira, marcação de trastes

Kit de ferramentas / Acessorios indispensaveis na manutenção e reparo de instrumentos musicais. Torno, 
Alcool Isopropilico , Clean String Dunlop, Alicates, Fita Crepe entre outros... 


Troca de cordas Cavaco Giannini (2013)

Regulagem de tensor Giannini 60`s (reparo x manutenção )


Construção modelo Mosrite por Alex de Moraes.


Salão dos tanques, localizado na Casa das Caldeiras - espaço fabril da década de 1920 que serviu como base motriz das industrias da família Matarazzo.






Customizacao de Guitarra Giannini (2013) com pickup`s: Ponte/Bridge: Fender 87" humbucker, Medio/Middle: Giannini (2013), Braco/Neck: Seymour Duncan Vintage Strat + Instalação chave inversão  de fases de captadores: transformando humbucker x single e  acionando os 03(tres) captadores. String Giannini: 0.11



Tensor Barra Dupla - esmiuçando os detalhes do acessório!

 Momento da instalação dos grampos/ sargentos/tornos para reparo em Guitarra Giannini Sonic 60`s/70`s. Cola Branca, Raspa de Madeira e um "deixar de molho" do instrumento ate fixar completamente as partes retauradas novamente, priorizando variações climáticas mais propicias a sol, devido a nebulosidade/umidade do tempo influenciam no reparo de madeiras.















Acompanhe os próximos posts…

Abraxx


Eric Barbosa (Deliberarte)
deliberartecultura@gmail.com
oficinaderoadies@gmail.com




Nenhum comentário: