Convite AES Brasil Expo (2012)
Continuando...nossas postagens !
Vamos agora falar de um grande
acontecimento que aconteceu aqui em São Paulo/SP. – que foi a 16ª edição da AES Brasil Exposição (nota do autor AES, sigla para AUDIO ENGINEERING SOCIETY organização
americana que tem trabalhado no estudo, divulgação e regulamentação
de diversas esferas do setor de áudio).
AES Brasil entidade,
representante da instituição americana fundada em 1948, congrega os principais
profissionais, empresas e acadêmicos do ramo em suas atividades, incluindo o
mercado de vídeo, iluminação e instalações especiais. Para quem
não sabe o que é este acontecimento, trata-se do maior acontecimento no
segmento de áudio e tecnologia do mundo, onde muitos fabricantes, setores
criativos de desenvolvimento, apresentam ao mundo - equipamentos que serão produzidos e
utilizados por músicos, técnicos engenheiros e consumidores em geral, muitos produtos lançam os seus equipamentos nestas feiras e congressos. Novidade e muita, indústrias do porte de: Roland, Shure,
Behringer, AKG, Ableton, DPA, Yamaha, K-Array, Staner, Santo Ângelo, Acme,
Allen&Heath, FZSound, Meyer Sound , Sennheiser, Charter Oak entre outros.
A Deliberarte
recebeu com muita satisfação um convite da Roland
Brasil para participar do 10º Congresso de
Engenharia de Áudio da AES BRASIL, a ser realizado conjuntamente com a 16ª Convenção Nacional da AES BRASIL,
nos dias 8 a 10 de maio de 2012 em São Paulo. O programa de vivência que participamos foi o Jovens Profissionais do Futuro e ao longo de 2012, vamos desenvolver em parceria com a Roland um projeto-piloto para o setor de formação educacional em áudio.
Nessa ação, realizada
em parceria, AES, Francal e Roland identificaram 25 jovens de instituições
sociais localizadas em São Paulo e que atuam na formação em Áudio e Video.As
instituições foram: Deliberarte
(núcleo São Paulo), EMESP (Escola de
Música do Estado de São Paulo) e Praticatatum
(entidade ligada a Liga Solidária). Os selecionados participaram dos três dias
do evento, assistindo a palestras, realizando Networking com os profissionais,
conhecendo as empresas expositoras e recebendo um treinamento dado por
experientes profissionais da área, conduzidos por Alex Lameira, gerente de
áudio e vídeo da Roland. Nós da Deliberarte, convocamos todos os
participantes que participaram das oficinas ao longo de 2011, aqui em São
Paulo, selecionamos 05 (cinco) felizardos que durante 03(três) dias vivenciaram
intensamente estas experiências.
Foto de Encerramento no stand da Roland (SP) 2012
Alunos da Oficina de Roadies da Deliberarte recebem certificado de participação das mãos do Presidente da Roland (Takao Shirahata), Aldo R. Soares (AES Brasil) e Claúdia Nascimento (Francal Eventos).
O entusiasmo foi nitidamente demonstrado pelos envolvidos, participantes, equipe técnica do stand e nas interessantes observações do Presidente da Roland (Takao Shirahata) - apontando indicadores de crescimento neste segmento que envolve constantes pesquisas.
Boas colocações que também vale a pena destacar foi de Aldo R. Soares
- experiente
profissional atuando há mais de 22 anos no mercado, criou um método de
ensino para educação em áudio, com material didático de mais de 300 páginas,
que é ministrado desde 1998 em cursos, seminários e workshops para órgãos
governamentais, estúdio e empresas de locação. Uma pessoa articuladora dentro do segmento profissional de áudio. Fez uma breve explanação do atual panorama no setor, novos produtos, o investimento em qualificação profissional e estudos e a vasta gama de oportunidades surgindo no Brasil, a exemplo: Copa do Mundo 2014, Olimpíadas, Jogos Paraolímpicos e a conversão para a TV Digital, que abrirá um leque gigantesco na área de Broadcast no país.
Segundo Aldo R.Soares: "O Brasil vive um momento de ascensão das instalações de áudio, seja no mercado musical, teatral, broadcasting e principalmente no mercado corporativo. Com a realização da Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil, esse mercado crescerá ainda mais nos próximos anos. Em cada segmento de áudio encontramos características e especificidades diferentes, porém, em muitas instalações realizadas atualmente, percebe-se que soluções de sonorizações ao vivo foram aplicadas como soluções definitivas para essas instalações físicas". Estes temas e assuntos foram abordados em uma palestra que o mesmo ministrou falando sobre Som Ao Vivo e Som Instalado - Diferenças.
Outra novidade é a parceria entre AES – Sociedade de Engenharia de Áudio (Brasil) e
a SOBRAC (Sociedade Brasileira de
Acústica) que firmaram parceria durante reunião na AES Expo 2012.
As duas entidades, na figura dos seus presidentes Aldo Soares (AES) e Dinara
Paixão (SOBRAC) e todos os membros presentes, instituíram um grupo de trabalho
e um comitê executivo que será responsável pela aproximação e colaboração entre
elas, buscando objetivos em comum, como o estabelecimento de uma política nacional
de controle de emissões sonoras. A partir de um termo de cooperação entre AES e
SOBRAC serão definidos os próximos passos dessa parceria. Vamos aguardar também as diretrizes sobre este assunto tão importante. Quais benefícios? Que tipo de ação será projetada pelas 02(duas) entidades a partir desta fusão?
Confira o vídeo de nossa participação nas atividades no stand da Roland: http://www.youtube.com/watch?v=5IutEKi2-Jc
Agora falando de áudio, tecnologia e equipamentos. A Roland apresentou em grande estilo suas novidades que chegaram no mercado, a exemplo:
V-Mixer M-300 (Roland)
Console
Digital V-Mixer M-300 Roland
- 32 canais, saídas L/C/R, 8 Auxiliares, 4 Matrix
- 4 bandas PEQ e dinâmica em todos os canais
- 11 tipos de efeitos / PEQ e DELAY em todas as saídas
- 24 bits AD / DA , som de alta qualidade
- Controle a partir de um PC
- Gravação e reprodução via pen drive USB
- Se integra perfeitamente com o Digital Snake para uma transmissão simples e de alta qualidade de áudio, distribuição e splits
- Um sistema flexível e robusto, compatível com Personal Monitor M-48, gravação multi-canal via Sonar e outros componentes REAC (Roland, Ethernet, Audio Communication)
- 32 canais, saídas L/C/R, 8 Auxiliares, 4 Matrix
- 4 bandas PEQ e dinâmica em todos os canais
- 11 tipos de efeitos / PEQ e DELAY em todas as saídas
- 24 bits AD / DA , som de alta qualidade
- Controle a partir de um PC
- Gravação e reprodução via pen drive USB
- Se integra perfeitamente com o Digital Snake para uma transmissão simples e de alta qualidade de áudio, distribuição e splits
- Um sistema flexível e robusto, compatível com Personal Monitor M-48, gravação multi-canal via Sonar e outros componentes REAC (Roland, Ethernet, Audio Communication)
Observação interessante é esta questão do REAC que é uma tecnologia original da Roland que permite transferência de sinal digital de áudio, como também da alimentação necessária ao dispositivo conectado, utilizando apenas um Cabo CAT5E. Os produtos
que utilizam a tecnologia REAC estão instalados em uma grande quantidade de
projetos de áudio e em eventos ao redor do mundo que necessitam de
transferência de áudio de altíssima qualidade a distâncias maiores que as
convencionais atingidas com cabos analógicos.
Destaco o campo de Efeitos:
Acesso imediato aos efeitos internos de alta qualidade (quatro em estéreo e oito em dual mono), incluindo reverbs estéreo, delays e outros processamentos sofisticados.
Lista de efeitos internos:
Stereo Reverb
Delay x 2
Cross
Modulation Delay
Pitch Shifter
x 2
Reverb + Gate
Long Delay
Stereo
Flanger
Channel Strip
x 2
Stereo Chorus
Multi Tap
Delay
Stereo Phaser
Dual GEQ
V-Mixer M-480 (Roland)
V-Mixer M-300 (Roland)
Digital Snake (Roland) Multicabo Digital
Digital Snake (Roland) Multicabo Digital
Digital Snake (Roland) Multicabo Digital S-4000R
V-Mixing M-480 (Roland) 2012
Digital Snake S-1608
Cabo CAT5E
Pra fechar a compreensão sobre a tecnologia REAC, assista um video do criador da tecnologia Ethernet, Doutor Rober Metcalfer: http://www.youtube.com/watch?v=VWCLrD5R1YI&feature=related
Pra ilustrar melhor ainda a idéia, em um dos paineis que participamos no stand da Roland, foi o Otimização e Portabilidade de Equipamentos para Tournês, palestrante: Cotô Guarino, o cidadão possui mais de 25 anos de experiência na área de áudio e música atuando como
engenheiro de gravação e sonorização. Com sua expertise em consoles digitais,
torna-o um profissional muito requisitado por empresas de sonorização, bandas e
artistas nacionais, trabalhando tanto em estúdios, como em turnês pelo Brasil e
pelo mundo. Atualmente é engenheiro de áudio da banda NX Zero. Guarino, contou que o grupo viaja com o seu próprio sistema de P.A compacto composto por (01 V-Mixing 300, 02 Digital Snake S-4000R e 800 metros de cabos CAT5E) apenas isto. Ficando por conta dos contratantes, as cais acústicas P.A, alguns microfones, acessórios de palco, backline e os cabos de In-Put pra fazer a comunicação Instrumentos + Multicabos Digital Snake e a comunicação Palco - PA se dá através de cabo REAC. (resumindo que aquele arsenal de cabos que comunicava o palco com o P.A, não tem mais nenhuma necessidade). A idéia de portabilidade de equipamentos, fez com que o grupo circulasse mais, triplicando sua agenda de shows e apresentações, chegando em regiões e lugares inóspitos - tudo pela questão que o grupo viaja com seus sistema próprio de consoles digitais (inclusive despacham nos aviões em um case). Muitas cidades brasileiras, mal possuem backline, imagine consoles digitais solicitados de forma completamente arbitrária pelas equipes de sonorização dos grupos e artistas.
Ponto positivo para o NX Zero que enxergou lá na frente. Parabéns Cotô Guarino.
Outros dos lançamentos foi o Roland R-MIX - software de edição visual de música e de manipulação de áudio por meio de recursos gráficos. Veja no link ao lado, o que conta um dos supervisores de produtos da Roland na AES BRasil 2012: http://www.youtube.com/watch?v=dPkAxSTOqd4&feature=related
Roland vem inovando de forma crescente e visionária.
Interface R-Mix (Roland) 2012
Por fim destacamos também em grande estilo.
Gravador de
Voz Digital Profissional - Roland R-26 (6-Channel)
Roland R-26
Type
|
Portable
Digital Audio Recorder
|
Number of
Channels
|
6 (3 Stereo
Pairs)
|
Signal
Processing
|
24-bit AD/DA Conversion, 44.1/48/88.2/96kHz
|
Recording
Format
|
WAV/BWF:
44.1/48/88.2/96kHz, 16/24-bit
MP3: 44.1/48kHz, 128/160/320kbps WAV + MP3: 44.1/48kHz, 16-bit, 128kbps |
Playback
Format
|
WAV: 44.1/48/88.2/96kHz, 16/24-bit
MP3: 44.1/48kHz, 32-320kbps or VBR |
Recording
Method
|
SD/SDHC
Flash Memory
|
Built-In
Microphone
|
1 x
Omnidirectional Stereo Microphone
1 x Directional (XY) Stereo Microphone |
Connectors
|
2 x XLR/TRS
Combo Inputs
1 x 3.5mm Stereo Mini Mic Input 1 x 3.5mm Headphone Jack 1 x USB Mini-B Port |
Input Level
|
Analog
Inputs: +4, -2, -8, -14, -20, -26, -32, -38, -44, -50, -56, -62dBu
3.5mm Input: -7.5, -21, -26dBu |
Input
Impedance
|
Analog
Inputs: 5 kOhms
3.5mm Input: 3 kOhms (Med/High), 2 kOhms (Low) |
Maximum
Input
|
Analog
Inputs: +24dBu (Sens @ +4dBu)
3.5mm Input: +4dBu (Sens @ Low) |
Output
Level
|
35mW + 35mW
(16 Ohms)
|
Load
Impedance
|
16 Ohms or
Greater
|
Resposta de
Frequência
|
Não
especificado pelo fabricante
|
Phantom
Power
|
48V ±4V
10mA or Less in all Channels |
USB
|
High-Speed USB Audio
USB Mass Storage Device Class |
Display
|
160 x 160 Dot Touchscreen Graphic Display
|
Power
|
4 x AA Batteries (Alkaline or NiMH)
AC Adapter |
Current
Draw
|
500mA Max
|
Dimensions
(WxDxH)
|
3.25 x 7.1
x 1.6" (82 x 180 x 41mm)
|
Weight
|
14 oz
(370g)
|
Um dos pontos altos da AES Brasil, Demonstração
Ao Ar Livre de Sistema de P.A, a AES Brasil proporciona ao expectador a
oportunidade de conferir e comparar 8 sistemas diferentes, executando 6 músicas
iguais em cada caixa. É um momento único para os amantes e profissionais do
áudio no Brasil. Dedicamos um bom tempo analisando cada sistema de P.A (as fotos na galeria abaixo mostram o momento).
Todas as demonstrações respeitaram o limite de 80Db, devido a vizinhança das cercanias do Centro de Convenções Expo Center Norte. FZAudio e K-Array, mostraram grandes resultados. Mas, K-Array disse a que veio.
K-Array no detalhe à esquerda. KH-15 em ação
K-Array (KH15)
Linha italiana da K-Array (Gobos do Brasil) na nossa opinião foi o grande destaque. Acredito que muitos outros também. Levando em consideração: sonoridade, compatibilidade, timbres, pressão sonora e
uma apresentação
da revolucionária, a linha de produtos K-array, que fez o lançamento da nova linha Redline
KR102, KR202 e KR402, e apresentação externa do line KH15.
Confira os vídeos das demonstrações.
Confira em imagens seleção dos stands, seções e novos produtos.
Stand Mackie (2012)
Equipo (2012)
Shure (2012)
Gostaria de agradecer imensamente a Roland Brasil, nas pessoas de Tânia Ogasawara (Ação Social Roland) muito obrigado por acreditar na nossa idéia e projeto, Takao Shirahata (Presidente Roland), Alex Lameira (Roland Brasil) Aldo Soares (AES Brasil) e Cláudia Nascimento (Francal Eventos).
Um abraço e se ligue nos próximas postagens.
Eric Barbosa (Deliberarte)
A Oficina de Roadies (Deliberarte) conta com o apoio e ncentivo de Giannini Instrumentos Musicais e Roland Brasil.
Um comentário:
Massa parabéns.
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