terça-feira, 5 de junho de 2012

2012 - Uma odisséia no espaço.



Pois bem,

O título do post é meio que uma odisséia.

Voltando por aqui trazendo notas sobre as atividades da Oficina e Formação e Roadies e Técnicos de Palco. Nos meses de abril. 2012 e maio.2012 participamos de muitos acontecimentos através do núcleo da Deliberarte (em São Paulo/SP) – para elencar alguns posso citar:

  • ·         Residência e Laboratório-Palco na Casa do Núcleo (SP) ;
  • ·         Residência e Laboratório-Palco na Praça Victor Civita (SP);
  • ·         Convenção de Áudio na AES Brasil Expo (SP);
  • ·       Sónar São Paulo 2012 :: Festival Internacional de Música Avançada e New Media Art;
  • ·         Roland Experience (1ª Edição).


E tem mais coisas a se acrescentar por aqui -  a demanda de convites está intensa pra caramba, seminários, shows,  concertos entre outras histórias.  Levando em consideração que atualmente estamos atuando também na cidade de Fortaleza/CE (Centro Cultural Bom Jardim), com a formação: Áudio Básico para Bandas Iniciantes muito bem representada e ministrada pelo nosso companheiro Éden Barbosa, que está documentando tudo e em breve será transfigurado em nova postagem. Estamos preparando isto, ok!. :=)

Nas perspectivas de Residência e Laboratório-Palco que acontece semanalmente na Casa do Núcleo (SP), muita informação sendo vivenciada. Participamos da oficina de violão com o Fábio Zanon  e que teve a participação do célebre violonista Antonio Carlos Barbosa Lima. Entre os músicos com quem conviveu, Carlos Barbosa-Lima destaca, a importância de Luiz BonfáAndrés Segovia, com quem teve aulas em 1968 e do maestro João Carlos Martins - segundo ele: "...grande amigo que me apoiou quando saí do Brasil". Os diálogos informalmente, passearam por assuntos tais como: pescaria, futebol , aquecimentos de mão direita, harmonia, pontos turísticos (Morro do Careca em Natal/RN) e um convite a visitar a cidade de Araraquara/SP (porto seguro e familiar do violonista). Nos campos internacionais, Carlos Barbosa Lima, contribuiu e muito com Charlie Byrd e Bobby Scott. Citando alguns, como uma profunda referência.

Nesta oficina que o Fábio Zanon ministrou compilamos alguns vídeos que produzimos, onde o mesmo faz um passo-a-passo de exercícios, aquecimentos, POSTURA, técnicas, dicas e revisão de repertórios. Inclusive, exercícios de mão esquerda e mão direita, escrita pelo próprio músico. Confere depois aí. O Fábio Zanon, é de uma generosidade tremenda, mostrou detalhes da construção de seu instrumento feito pelos irmãos luthiers: Samuel Carvalho e Emanuel Carvalho (belos tires de harmônicos e com uma sonoridade de graves bem definidas). Antes que me perguntem, não microfonamos nada nesta atividade, nenhum equipamento foi ligado. Mas, serviu pra constatarmos e observarmos outros espectros de audição e apreciação musical. Nossa intenção é outra, é oferecer referência além da guitarra, baixo e bateria – música meu caro, música.


Fábio Zanon na luthieria Samuel Carvalho (SP)

E também faça um favor de visitar o site dos artesãos da música – Samuel Carvalho: http://www.samuelcarvalho.net/ - além de instrumentos de 6 cordas, os mesmos “confeccionam” itens de 7,8, 10 e 11 cordas. Curioso notar que praticamente todo lote de madeiras que eles trabalham, existe uma certificação concedida pelo IBAMA. Refinamento celeste.

Nas questões de sonorização realizamos experimentos extremamente produtivos, nas questões de timbragens, regulagens, captação e até mesmo na inclusão e palpites de arranjos musicais (com o total e devido respeito aos músicos e instrumentistas, que nos escutaram – {risos}). Muitos destes artistas de certa forma, para nossa alegria (sem nenhum tipo de paródia  massiva virtual) – foram geniais e incríveis. Realizamos a sonorização do show do londrinense Arrigo Barnabé – Caixa de Ódio (interpretando a vasta ora de Lupicínio Rodrigues). Set-Up bem simples (piano acústico), baixolão c/ DI Ativo e um microfone Shure SM-58. Parte deste espatáculo, foi lançado em DVD em um especial feito pelos amigos do Canal Brasil (Programa Faixa Musical) veja no link ao lado: http://canalbrasil.globo.com/programas/faixa-musical/videos/1734275.html  - assisti um dia desses em uma reprise e foi legal que contribuímos com a mesma concepção. Simplicidade musical, como em uma mesa de bar.



Arrigo Barnabé na Casa do Núcleo (SP) 2012

Ainda falando sobre a turma da (Lira Paulistana) outro laboratório intenso, foi com a turma do Isca de Polícia (escute esse som meu caro!). Suzana Salles e Vange Milliet (vocais do grupo) tem um pulso musical fora do comum, performance intensa e harmonizações em quintas totalmente precisa,  a guitarra flutuante do amigo Luiz Chagas, o som de baixo “groovado” do Paulo Lepetit  e que contou com a presença do baterista Marco da Costa (com a difícil tarefa de substituir o mestre Gigante Brasil que agora está em um groove celestial). Fizemos  soundcheck tranqüilo ajustes de voz (02 microfones Shure SM-58), baixo plugado em um Hiwatt Maxwatt G40 12R, Bateria GRETSCH CC-J484 e um Peavey Delta Blues 115 (backline divido do espaço e do grupo). 

Como o espaço para shows é pequeno e a proposta de apresentações é ser intimista, apenas as vozes foram no P.A (pra dar uma ambiência e pressão no som). Super tranqüilo a passagem de som (soundcheck)e muito visceral a execução da galera. Nos últimos tempos essa turma vem ocupando pequenos espaços para mostrar um repertório já clássico e consagrado e também para experimentar novos arranjos, novas canções e principalmente para dar continuidade a um trabalho que tem sangue, suor e lágrimas de cada um dos integrantes - músicas como: Embalos, Beleléu, Boa Noite, Prezadíssimos Ouvintes é groove meu amigo, muito groove. No gogó, guitarra, baixo e bateria. Salve Itamar! Tudo isso ao vivo é MASSA.

Como foi dito na apresentação:  Itamar ficaria orgulho da gente nesta noite. Foi lindo e histórico. Confira a “vibe” dos shows que eles estão fazendo nestes tais espaços pequenos, no link ao lado – apresentação da turma em um celeiro contemporâneo paulistano, outra casa-irmã, a Casa de Franciscahttp://www.youtube.com/watch?v=CwrnbutadGA

Sobre a Isca de Polícia:
Banda Isca de Polícia foi criada em 1979, por Itamar Assumpção para acompanhá-lo em discos e shows. Além do trabalho ao lado de Itamar, a banda Isca de Polícia já tocou em parceria com outros artistas, como Ney Matogrosso. Formada por reconhecidos músicos da cena brasileira, como Bocato, Luis Chagas, Marco da Costa, Jean Trad, Paulo Lepetit, Vange Milliet e Suzana Salles, que, além deste trabalho, desenvolvem seus próprios projetos.

A Isca de Polícia acaba de gravar um CD com composições inéditas de Itamar Assumpção, que faz parte do projeto “Caixa Preta”, lançado pelo selo Sesc em outubro de 2010 e que contém toda a obra fonográfica do compositor.

Isca de Polícia em ação na Casa do Núcleo (SP) 2012


+ Dica de Som:
Escute isso aqui: http://www.myspace.com/gigantelepetit (Música: Indignação) - um duo massa do Gigante Brasil e Paulo Lepetit (ambos pulso-coração do Isca de Polícia).
Se liga na frase: “agora a cozinha quer falar” e escuta a cozinha.


Paulo Lepetit e Gigante Brasil (SP)

Partindo agora para falar da turma contemporânea. Galera que faz bonito e faz acontecer experiências ricas que presenciamos foram:  Duo Aguaforte (SP), formado pelas instrumentistas e cantoras: Thais Nicodemos(Piano)  e Rita Maria (Voz e Percussão), na ocasião contaram com a participação de João Taubkin(Baixolão) e Mica Marcondes (Violino). Trabalho minucioso de sonorização, microfonamos o piano com uma par de DPA Key 4099G região grave e região médias das teclas dentro da cauda (fechamos a tampa – para não haver nenhum tipo de realimentação. Interessante perceber alguns itens de percussão (pandeirolas sacos plásticos, zabumba e caxixi’s). Na voz usamos o  velho Shure SM-58, o baixolão da marca Hohner plugado no Hiwatt Maxwatt G40 12R e o violino utilizamos DPA Key 4099G Clip com um leve ganho na mesa. Confira as fotos e veja também um vídeo da apresentação, a canção interpretada é Morro da Casa Verde (Adoniran Barbosa) com arranjos livres interpretados e conduzidos pelos músicos/artistas e em especial os experimentos com a voz.


Duo Aguaforte (SP) 2012

                                                             Duo Aguaforte (SP) 2012

                                                         Thais Nicodemos ao piano. 2012



Duo Aguaforte (SP) 2012


+Canções apresentadas, assista e veja a sonorização que fizemos: 

Duo AguaForte: http://www.youtube.com/watch?v=ZZEBajVwEcE (Morro da Casa Verde - Adoniran Barbosa)

Duo AguaForte: http://www.youtube.com/watch?v=MzEaugLwDI8&feature=relmfu (Quantas voltas dá meu mundo - Djavan)

Com os compositores Caê Rolfsen, Rafa Barreto, Fábio Barros e Manu Maltez (todos oriundos do estado de São Paulo), a apresentação em um formato de trocas de composição: Guitarra  c/ trêmolo, Violão nylon (Takamine), Baixo Acústico, Ukulelê, Banjo e um apanhado de composições cada qual apresentando seus respectivos discos e trabalhos.

Fábio Barros, Caê Rolfsen, Rafa Barreto e Manu Maltez


E por fim nossa contribuição no Festival Conexões Musicais (Brasil-Israel) – projeto de colaboração artística entre artistas brasileiros e artistas de Israel,espécie de intercâmbio musical que acontece no palco do Centro da Cultura Judaica,em São Paulo/SP. Quem veio dessa vez foram  os israelenses Eyal Talmudi ( clarinetista e saxofonista dos grupos Balkan Beat Box e Oy Division), Assaf Talmudi, compositor e acordeonista do grupo Klezmer Oy Division e o jovem pianista israelense Yonathan Avishai, que vem se destacando na cena de jazz e world music à frente de vários grupos, em especial o Third World Love. Do lado dos artistas brasileiros quem participou foram os grupos A Barca, Joatan Nascimento (Trompetista) que também toca com a Orkestra Rumpilezz, Simone SouGuilherme Kastrup e Pedro Ito. Como o projeto é um intercâmbio o espaço (Casa do Núcleo) serviu como um pico que agregaria estes encontros. Surreal! Infelizmente, não temos muitas fotos.Mas, foi bastante inspirador ver a fusão do klezmer (gênero musical underground judaico) com um ijexá soprado, executado e tocado pelo Ari Colares (Percussionista),  Pedro Ito (Baterista) e Joatan Nascimento (trompetista mesmo, o cara é muito bom). Na questão de sonorização, apenas ligamos o acordeon  do Assaf em um D.I (Behringer) do próprio músico e microfonamos o piano do Yonathan (modelo Rosch) com um AKG 4414-B. Como teríamos uma sessão rítmica de bateria e mais 02(dois) sopros: Trompete e Sax Barítono – íamos necessitar de som. Moçada gente finíssima e que conhece bem a música brasileira, ouvindo e tocando.

Rolou tranqüilo e foi lindo, pelo lance despojado que foi esta noite, fiquei na platéia,logo após toquei piano (sim, era uma Jam Session) e djembê (percussão). Foi aberto a todo mundo e uma noite especial a ser guardada na memória.

Yonathan Avishai (Israel)
Assaf Talmudi (SP) 2012
Conexões Musicais Brasil e Israel (SP) 2012


Segue os links dos trabalhos da turma de Israel:

Assaf Talmudi e Oy Division (Israel)http://www.youtube.com/watch?v=wIn-FMOMbW0
Yonthan Alvishai & Third World Love (Israel): http://www.youtube.com/watch?v=DJuGj7znVfU

Pra fechar o post, cito também o trabalho legal que estamos fazendo na Praça Victor Civita, lá a experiência digamos é mais “amplificada”. (mesas, consoles digitais, alinhamento de P.A, captação, microfonação e por aí vai). Espaço é uma praça pública mantida pela Editora Abril, que antigamente foi o primeiro incinerador de lixo da cidade de São Paulo/SP. Segue aqui um vídeo experimento que realizamos neste laboratório-palco, durante a passagem de som (soundcheck) só para a turma se ligar o que tem no espaço. Timbramos guitarra, baixo, bateria, voz e acompanhamos as inversões de fase. Nas próximas postagens, vamos fazer um passo-a-passo dessas montagens, equipamentos e linguagem sonora a ser apresentada.

O show foi do Carlos Pontual Trio, canção é Sol de Outono: http://www.youtube.com/watch?v=MzEaugLwDI8&feature=relmfu



Próximas postagens acompanhe AES Brasil Expo 2012, Sonar, Roland Experience.

Abraços
Eric Barbosa
(Deliberarte)

Nenhum comentário: