sábado, 5 de novembro de 2011

Microfones,efeitos e mais Set Up's (Oficina Roadies e Técnicos de Palco / SESC Consolação (São Paulo,SP - Brasil)

Galera,



Nos encontros passados conhecemos o funcionamento de manutenção de instrumentos. Entretanto, priorizamos bastante este módulo devido a demanda de conhecimento (vontade de aprender dos participantes)

Nas aulas conseguimos obter resultados satisfatorios na aplicação e uso de microfones. Ramiro Melo (Monitor) deu uma verdadeira aula na aplicabilidade dos"ouvidos eletrônicos" - usamos como modelos para testes e experimentação, microfones como: Shure SM 57, SM 58 e SM 81, AKG D112, AKG C 414 B, Electrovoice e uma pá de modelos. Estudando o diagrama polar e as curvas de audibilidade de cada modelo e suas funções na captação de seus respectivos instrumentos. Analisando voltagem ambiência e acústica.

Outro lance interessante foi de reconhecer efeitos que até então - nenhum dos participantes possuíam tanta afinidade. Efeitos como: Delay, Chorus, Compressor, Distorção, Phaser, Trêmolos entre outros. Foram utilizados no nosso já tradicional teste da "Cabra-Cega" (uma sala escura onde tocamos os efeitos e os participantes são estimulados a reconhecer que efeito se trata). Foi bacana, pois deu uma instigada a todos a praticarem esta audição de reconhecimento.

Nesta aula, aprendemos um pouco das tais "ondas senoidais" e o que acontece quando as mesmas são manipuladas, alteradas e/ou filtradas. Dando uma nova visão aos periféricos (equipamentos que auxiliam um sistema e sonorização).





















Um grande abraço

Eric Barbosa

Nenhum comentário: