segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

II Capacitação de Roadies e Técnicos de Palco


O que é roadie?

Roadie é a pessoa que ajuda na preparação do palco para o músico, sendo seu principal assessor. Executa várias tarefas básicas como a montagem completa do equipamento, afinação e manutenção de instrumentos e auxilia em palcos e viagens. São profissionais especializados que acompanham as bandas em shows e turnês e são auto-suficientes para resolver qualquer problema.

O trabalho bem feito do roadie é o diferencial para deixar qualquer banda com segurança para levantar a platéia na hora do show. Os roadies são integrantes da equipe de palco e figura imprescindível de apoio ao artista, antes, durante e depois do show em todas suas etapas.

A quem se destina?

O curso destina-se a jovens que desejam atuar como Roadies ou Técnicos de Palco na área de shows. Indicado para quem pretende trabalhar com bandas, shows, eventos e festivais e deseja obter conhecimentos específicos de sonorização, eletrônica e áudio.

O conhecimento e domínio destas técnicas facilitarão seu ingresso nas atividades do crescente mercado cultural de Fortaleza. Há um vasto mercado de trabalho à sua frente principalmente nas casas de espetáculos e afins.

Como me inscrever?

A II Capacitação de Roadies e Técnicos de Palco têm o compromisso social de priorizar as comunidades carentes que não tem acesso a estes conhecimentos. Os candidatos devem seguir este perfil:

  • Ser residente em fortaleza;
  • Idade superior dos 16 anos (trazer Cópia da Identidade);
  • Não possuir experiência profissional;
  • De preferência, fazer parte de algum grupo, entidade, Associação, Centro comunitário, ONG ou similar (item não obrigatório).
  • No ato da inscrição trazer cópia da Identidade, Currículo e 1 Foto 3x4.

Pensamos nisto como uma forma justa de inclusão sócio-econômica, inserindo novas alternativas para futuros profissionais de áudio, interessados em agregar conhecimento e ampliar suas opções de trabalho. Este projeto foi contemplado com o II Edital das Artes promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza.

Conteúdo do Curso:

O domínio da teoria do universo do áudio é a base para o ingresso num mercado que buscam profissionais qualificados com formação técnica e acadêmica.

A teoria e prática em torno do assunto é um novo mundo que abre as portas para jovens que querem ingressar neste ramo de trabalho. Fazer parte de qualquer atividade de áudio pode ser o início pra uma sólida carreira.

Paralelo ao curso, realizaremos Palestras e seminários, outras atividades que possibilitem a discussão em torno do profissional da música e dos instrumentos de formação e inclusão desta categoria. Contaremos também com a participação de diversos artistas locais, colaborando com sua experiência e vivências nas palestras e workshops do curso.

As aulas serão teóricas e de laboratório-palco (demonstração) com testes práticos, com a finalidade de avaliar e estimular o aluno. Será distribuída apostila com os assuntos tratados no Curso. Ao final do curso, o aluno receberá um certificado de participação onde estarão registrados seu desempenho e sua assiduidade.

Disponibilidade De Horários E Turmas

Cada aula terá a duração de aproximadamente 2 horas com um forte papel informativo e educativo, através de exemplos, teoria e simulações práticas de problemas e situações cotidianas desta profissão. A cada semana será realizada uma série de reflexões das experiências tratadas no grupo.

São 2 turmas, com aulas de terça à sexta, pela manhã, sem excesso de alunos nas salas e com máximo aproveitamento. São 15 alunos por turma, totalizando 30 vagas.

Local Do Curso

O local da execução deste projeto é no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno - CMAN, a melhor escola de música do Ceará. “Um marco histórico na cultura musical brasileira”, há mais de 60 anos ensinando e formando músicos de várias gerações com a mistura perfeita de tradição e modernidade. Toda estrutura confortável pra apontamentos e exibição das aulas.

Período e Local de Inscrição

As inscrições devem ser feitas de 8 à 12 de Dezembro de 2008, no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, Av. da Universidade, 2210, Bairro Benfica, trazendo os seguintes documentos: Cópia da Identidade, Cópia da Conta de Energia, Currículo e 1 foto 3x4. Preencher o formulário de inscrição e aguardar o resultado que será divulgado no Dia 15 de Dezembro.

Informações:

Telefones:

3062.2291 / 8836.3715 – Falar com Éden Barbosa

Site:roadieceara.blogspot.com

mail: roadieceara@gmail.com

Promoção:

Deliberarte

Patrocínio:

SecultFor

Prefeitura municipal de fortaleza

Apoio:

Conservatorio Alberto Nepomuceno – CMAN

Hey HO – Rock Bar

2 comentários:

Iane disse...

Oi,

Tenho muito interesse em fazer o curso mas ñ tenho as manhãs disponíveis.
Deixo aqui a sugestão d, quem sabe na III Capacitação De Roadies e Técnicos de palco, vcs formarem uma turma pela tarde.

Abraço

Anônimo disse...

Bom dia a todos,
Quem está realizando este curso está de parabéns, pois dá a oportunidade de pessoas terem uma perspectiva de futuro e voltar a sonhar... Deus os abençoe!