domingo, 26 de agosto de 2007

Fotos da Oficina

Essas fotos fazem parte da oficina Passando o Som a Limpo. O propósito é de mostrar situações e equipamentos que fazem parte do ato de "passar o som" em shows. Clique nas fotos e você as verá em maior proporção. Até mais.



Console, mixer ou mesa de som.
Repare que cada canal possui uma descrição (em verde) com o intuito de facilitar a localização da via do instrumento na mesa. Isto é fundamental, o início do trabalho de mixagem numa passagem de som. Com cada input mapaeado facilita outros ajustes durante o show. Existe um certo padrão dentre os técnicos do Input List começar com os canais de bateria, baixo, guitarra e vocais logo em seguida. Claro que isso muda dependendo da banda, técnico e equipo utlizado. Fica a idéia.


Técnico de Monitor
Técnico indispensável. É interessante que ele tenha informações da banda antas do início do trabalho. Facilita timbragens, correções de volume e cortes de frequencias. Ele que vai traduzir todos os instrumentos conectados na mesa nas vias de monitoração. É de bom senso que cada banda que se preze tenha o seu próprio técnico pra ajustes na passagem de som e durante o show. Ajustes que serão feitos na mesa, periféricos e até mesmo através de microfonações e timbragens de amps mais adequadas.


Vias de Retorno - Monitoração - Drum Fill
Bem essas caixas são responsáveis pela audição dos outros músicos durnate o show. É a referência do músico, e ele deve especificar quais instrumentos ele deseja e qual seu nível de volume. É interesssante que essas caixas sejam bem projetadas, estejam trabalhando com o limite de volume adequado e que se posicionem da melhor maneira de forma que evite microfonias ou saturações, pesadelos do músico.


Cabos - Ac e Áudio
É importante que o que aparece nesta foto não ocorra nos palcos em que vcs tocam. Temos aí cabos de áudio (laranja e amarelo) e muitos cabos de energia (AC). Isso pode provocar ruídos, interferências e o pior: superaquecimento, podendo ocasionar incêndios.

Procure passar os cabos de áudio por um lado e os de energia por outro, evitando enrolar um por cima dos outros. Certifique-se se o palco está aterando com AC estabilizado, ligado em um ponto de energia diferente de outros equipamentos principalmente os de iluminação, causando quedas de energia.


Bem espero que as informações ajudem, são coisas bem simples mas auxiliam e otimizam muito a qualidade dos palcos em que tocamos. Até outra sequencia de fotos!


3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Éder, gosto mto de música e acho legal essa iniciativa de capacitar pessoas interessadas nesse ramo dos Roadies.
Os roadies são fundamentais para o funcionamento de um bom show. Estava faltando um projeto assim, aqui em Fortaleza,vc e sua equipe estão de Parabéns.
Se tiver mais fotos,posta.
=D

Anônimo disse...

Pô cara, errei teu nome, desculpa!

Bjão Éden!

Éden Barbosa disse...

Massa ! Valeu pela força, vou postar em breve!!