domingo, 26 de agosto de 2007

Fotos da Oficina

Essas fotos fazem parte da oficina Passando o Som a Limpo. O propósito é de mostrar situações e equipamentos que fazem parte do ato de "passar o som" em shows. Clique nas fotos e você as verá em maior proporção. Até mais.



Console, mixer ou mesa de som.
Repare que cada canal possui uma descrição (em verde) com o intuito de facilitar a localização da via do instrumento na mesa. Isto é fundamental, o início do trabalho de mixagem numa passagem de som. Com cada input mapaeado facilita outros ajustes durante o show. Existe um certo padrão dentre os técnicos do Input List começar com os canais de bateria, baixo, guitarra e vocais logo em seguida. Claro que isso muda dependendo da banda, técnico e equipo utlizado. Fica a idéia.


Técnico de Monitor
Técnico indispensável. É interessante que ele tenha informações da banda antas do início do trabalho. Facilita timbragens, correções de volume e cortes de frequencias. Ele que vai traduzir todos os instrumentos conectados na mesa nas vias de monitoração. É de bom senso que cada banda que se preze tenha o seu próprio técnico pra ajustes na passagem de som e durante o show. Ajustes que serão feitos na mesa, periféricos e até mesmo através de microfonações e timbragens de amps mais adequadas.


Vias de Retorno - Monitoração - Drum Fill
Bem essas caixas são responsáveis pela audição dos outros músicos durnate o show. É a referência do músico, e ele deve especificar quais instrumentos ele deseja e qual seu nível de volume. É interesssante que essas caixas sejam bem projetadas, estejam trabalhando com o limite de volume adequado e que se posicionem da melhor maneira de forma que evite microfonias ou saturações, pesadelos do músico.


Cabos - Ac e Áudio
É importante que o que aparece nesta foto não ocorra nos palcos em que vcs tocam. Temos aí cabos de áudio (laranja e amarelo) e muitos cabos de energia (AC). Isso pode provocar ruídos, interferências e o pior: superaquecimento, podendo ocasionar incêndios.

Procure passar os cabos de áudio por um lado e os de energia por outro, evitando enrolar um por cima dos outros. Certifique-se se o palco está aterando com AC estabilizado, ligado em um ponto de energia diferente de outros equipamentos principalmente os de iluminação, causando quedas de energia.


Bem espero que as informações ajudem, são coisas bem simples mas auxiliam e otimizam muito a qualidade dos palcos em que tocamos. Até outra sequencia de fotos!


Passando o som a Limpo!

Oficina Passagem de Som Feira da Música 2007



Bem esse é o nome da oficina de 4h/a que ministrei dia 16 e 17 na feira da música e no dia 23
e 24 no Pedrada Estúdio.

Agradeço a Ivan Ferraro, Valéria pelo convite e Jácio Cidade, Cléber e Prícia Dantas pelo suporte durante o Mini-Curso de formação de roadies para a Comunidade do Poço da Draga e a oficina Passando o som a limpo - passagem de som, todos durante a Feira da Música 2007.

Durante estas oficinas foi bastante proveitosa a troca de experiências e de informações pra melhoria das passagens de som. O propósito destes encontros foi de fornecer sugestões aos problemas que frequentemente encontramos como: ausência de equipe téncnica apropriada, mal funcionamento de equipamentos, pouco tempo disponível e principalmente a falta de comunicação e cooperação entre músicos e equipe técnica.

Algumas questões foram elucidadas em sala como: Quanto tempo antes do evento deve ser passado o som; Quem é que coordena a passagem de som; Como são feitos os acertos durante a passagem. Pena que nas duas oficinas não deu pra aprofundar outros temas previstos inicialmente devido a preocupação de responder a todas as perguntas e dúvidas dos presentes.

Fica também o meu obrigado a Lucas, Joaquim e Felipe do Pedrada Estúdio e todos os 30 alunos que lotaram a sala, nesta última quinta e sexta, muito bom mesmo, turma participativa e novas idéias pra outras oficinas. Vem coisa boa aí.

Bem outro detalhe importante, infelizmente não deu pra inserir alunos da Capacitação na Feira da Música devido a equipe técnica já estar formada por roadies e pelos estagiários do curso de Formação de Roadies da própria Feira da Música, dentre estes estagiários contamos com 6 alunos da I Capacitação de Roadies e Técnicos de Palco ampliando sues conhecimentos e já se inserindo no mercado. Parabéns!

A Feira foi muito boa! Uma série de contatos foi estabelecida com iniciativas de outros estados, pessoas que nos elogiaram e se impressionaram com nossa proposta. A rodada de negócios contou com a iniciativa de Eric Barbosa divulgando nossas idéias, detalhes do curso e metodologias. Esperamos rever em breve algumas destas novas amizades e encontros.

O stand do curso na Feira também foi bastante visitado. Graças a iniciativa de Rodrigo da Tembiú, este espaço na Feira contou com exposição de fotos, vídeos e cartazes do curso. Valeu Rodrigo!!! O clima de amizade e as jams foram algo único. Parabéns a todos que participaram desta Feira da Música 2007 !!!!


Stand da Tembiú e Capacitação para Roadies


quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Fotos Do Módulo Final

Bem este post é meio tardio. Mas antes tarde do que nunca! Quero agradecer, dar minha eterna gratidão a todos que pensaram, fizeram e apostaram neste curso. Aqueles que se inscreveram, foram as aulas, estudaram, se motivaram e agora estão lutando por seu espaço profissional. Meu MUITO OBRIGADO!!!!! Foi grande o hiato que separou este post do último, o curso acabou dia 19 de julho mas as idéias e os ideais de se construir algo mais sólido não acabaram. Fiquem aí com algumas das mais de 200 fotos do curso, e em breve sai o documentário, tamo aqui ralando na edição. E mais, breve a consolidação da proposta de se criar uma Cooperativa de Roadies!!! Aqueles que quiserem novamente rever os amigos do curso fica a sugestão da feira da música (www.feiramusica.com.br) na Oficina A passagem de som dos dia 16 e 17 iniciando às 14h. Estarei entrando em contato com a feira pra definir quantos roadies podem trabalhar na feira, ainda não deram certeza de números, vamos torcer então! Quero deixar meus Parabéns aqueles que já estão no mercado de trabalho: Cymar, Edgar, Eduardo e Felipe Krenak, que trabalharam no FORCAOS e Cairé, Coruja, JP e Jaime Lins, roadies do Ponto CE. Muitos elogios a todos vcs e muito orgulho de minha parte! Fico feliz por estarem desempenhando a função de ROADIE com competência, seriedade e Responsabilidade. E valeu pela enorme paciência dos roadies do Ponto CE da correria dos 2 palcos! Mas acostumem-se, dificil um palco 100% tranquilo. Fiquem aí com algumas fotos!! E aguardem mais noticias! Mais Breves desta vez, né?



Jp e os pedais de efeitos


Parte da Turma reunida pra Foto


Eric Barbosa repassa as dicas de sets de pedais de efeito


Prova Teórica do curso. Avaliando o nível das turmas e também dos educadores


Grande Sérgio! Revelação do curso! Obrigado pela maravilhosa ajuda !


Montagem do Set up de Bateria. Duplas trabalhando sobre tempo cronometrado.


As aulas do Módulo de Bateria foram as mais elogiadas.

Provas Práticas no Hey Ho. Obrigado Bebeco e Gustavo pela Ajuda!!!


Registrando cada detalhe das aulas

Equipe sendo avaliada na montagem de 4 setups de instruementos

Roadies do POnto CE e Fred (Ex-Raimundos e atual Supergalo)


Jaime, Vulcani e as 3000 pessoas do Ponto CE. Valeu Bebeco, Rafael e Maurílio!!!!!


Bebeco, Macula e a equipe de som que trabalhou arduamente no Ponto CE.