Dezembro, chegou!
Isso mesmo meus amigos mais um ano que se passa e o Núcleo da Deliberarte (Produtora Artística e Cultural LTDA.) - encerra o fechamento com bastante empenho e determinação de mais uma turma formada neste processo de difusão de técnicas e conhecimento da profissão dos bastidores do "show-business" ou pra ser mais "brazuca" - negócios voltados a música. A 09ª turma que aconteceu na unidade dos parceiros do SESC Consolação (CEM - Centro Experimental de Música) foi super produtiva, galera empenhada e dedicada, a tempos não via este coisa do tipo.
Nas últimas semanas enfocamos partes técnicas - como todos conferiram nos posts anteriores. Diante do desafio, abordamos conceitos de solda de cabos P10, XLR e a reparação de cabos/conectores fora de uso. Teve muito garoto que andou se queimando e que desfrutou em suas narinas aquele "cheirinho" de estanho quando fazia os mesmos, (me incluo nessa também). Para testar o funcionamento dos cabos récem-confeccionados o uso do voltímetro e a motagem básica de um set-up de pedais. E o resultado foi de 100% de aproveitamento. Todos construíram seus cabos com êxito e o uso foi jóia, jóia e mais jóia.
A soldagem é um modo rápido, eficaz, simples e econômico de ligar permanentemente fios e circuitos elétricos. É excelente para reparar a maioria dos objetos metálicos. As ferramentas são simples e as técnicas são fáceis de se aprender.
O que é a Soldagem?
A soldagem é a conexão permanente de peças ou materiais metálicos com a utilização de uma liga metálica, geralmente estanho e chumbo. A soldagem é eficaz para uma variedade ampla de metais tais como o cobre, o zinco, o latão, a prata e o alumínio. É ideal para vários serviços: conexões de tubulações e de encanamentos, reparos de telhados metálicos, de fiação elétrica residencial, automotiva, aparelhos eletro eletrônicos, etc.
*PASSOS PARA A SOLDAGEM
Precauções:
• Nunca solde em áreas próximas de materiais inflamáveis de nenhuma espécie.
• Trabalhe com ventilação adequada.
• Ao utilizar fluxo halogenado, evite contato com a pele e os olhos.
• Use sempre proteção ocular.
Dando continuidade, resolvemos aplicar um intensivão de microfonação de percussão (congas, caxixi's, atabaques e quintos) - com o equipamento de sonorização a disposição utilizamos um set'ups simples de microfones (01 par de Shure SM 57 " o fusquinha dos microfones" pau pra toda obra) - e os participantes chegaram com a mão na massa, descobrindo timbragens, usando os parâmetros de equalização panorâmicos (L/R). Porém, não ficamos só nessa. Exploramos as possibilidades de captação das congas com um AKG 414 ns funções cardióide, super-cardióide, figura 8 e omni-direcional, trabalhamos os cortes e por fim regulagem de ganho entre (0DB, 6DB e 18 DB) - mais um laboratório que serviu pra desmistificar o uso de equipamentos. Depois, montagem de bateria, pratos, microfonação e experimentos foram postos em prática. Top 10!
Além disso, fizemos uma introdução de equipamentos e história da gravação (analógica x digital) - abordando também o processo migratório que muitos técnicos/especialistas passaram com o advento e o acesso aos recursos mais modernos deste equipamentos. Levamos a sala de aula, gravadores (Tascam Portastudio 414 MKII) e demos um pulinho na técnica pra sacar o funcionamento de uma Yamaha Ls9 32).
Agradecer a unidade do SESC Consolação por estes 03(três) meses de pura devoção a um projeto pioneiro, que já vem fazendo escola por outras searas musicais. A equipe do SESC: Maria Cristina,Silene,Marcelo Stoenesco, Marina Sales e Alexandre Bona. Obrigado pelo incentivo e apoio. 2012 tem mais em novas unidades com futuras extensões a cidades do interior paulista.
A Deliberarte representada por mim: Eric Barbosa, juntamente aos parceiros e colaboradores: Alex de Moraes, Ramiro Melo e Bebeco Baltaduonis. Tá feliz com tudo.
E o obrigado mais que especial a todos os participantes. Parabéns a todos!
Nos próximos posts, vou falar sobre os laboratórios de palco que estão rolando no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (Zona Norte / Vila Nova Cachoeirinha / São Paulo - Sp - Brasil).
O show continua. ;-)
Sobre os equipamentos mencionados, confira vídeos informativos aqui: