sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Oficina de Roadies e Técnicos de Palco no SESC CONSOLAÇÃO (Set-Up Instrumentos)






Um dos módulos que integram a grade curricular da Capacitação "Oficina de Roadies e Técnicos de Palco" - é a manutenção/set up de instrumentos. Paquímetros, lixas, encordoamentos, flanelas, chave "phillips e fenda", pintura eletroestática (aplicação), limação de trastes, regulagem de tarrachas e pequenos detalhes fazem a diferença para a boa conservação de instrumentos. A frente deste módulo está o Luthier/Monitor Alex de Moraes (com larga experiência no que diz respeito ao domínio destas ferramentas. Alex mostrou uma desenvoltura de abrir os olhos dos participantes - onde cada aluno trouxe seu instrumento/equipamento para os próprios realizarem a devida manutenção. Contamos com uma boa quantidade de material de consumo para estas aulas. (WD 40, Ferro Solda - dá pra conferir na nossa fototeca abaixo).

O funcionamento de um tensor do braço de violão/guitarra, altura das cordas, nível de regulagem dos trastes, - quais materiais a se utilizar, foram o norte das aulas. Nessa vivência os alunos visualizaram os componentes e peças (desmontadas) de cada instrumento mostrado (todas as peças constituem o acervo do nosso amigo Alex de Moraes). Dias bem intensos no CEM/SESC Consolação. ;-)

Sobre a o ofício Luthier:

Luthier ou lutier é um profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de corda com caixa de ressonância, mas não daqueles dotados de teclado. Isto inclui violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, violas da gamba e todo tipo de guitarras(acústica, elétrica, clássica), alaúdes, archilaúdes, tiorbas, e bandolins. A palavra luthier é francesa e deriva de luth ("alaúde"). O termoluteria (do francês lutherie) ou luteraria designa a arte da construção de instrumentos de cordas ou, por metonímia, o ateliê ou loja desses instrumentos.

Uma grande referência de luthier é Antonio Stradivari, ou Stradivarius, como era conhecido. Outros luthiers famosos são Nicolò Amati(1596 — 1684), que foi o mestre de Stradivari, e Giuseppe Guarnieri (1698 – 1744), também discípulo de Amati - todos cremoneses. Um dos módulos que integram a grade curricular da Capacitação "Oficina de Roadies e Técnicos de Palco - é a manutenção/set up de instrumentos.


Abaixo segue sequência de fotos deste módulo. Parabéns galerinha, foi lindo pra caramba.




















Videos de Luthieria:


Um grande abraço


Eric Barbosa

Nenhum comentário: