domingo, 10 de abril de 2011

Conhecimento Ativo!


Salve moçada esperta,

Os dias na Oficina/Capacitação de Roadies E Técnicos de Palco estão sendo bem intensa turma sedenta por aprender, conhecer, fuçar, trocar e compartilhar experiências adquiridas.

Os conteúdos apresentados nas últimas semanas de foco mais teórico - passearam por fundamentos básicos de áudio, acústica e sonorização. No mundo do áudio os assuntos bordados entre eles: parâmetros do som, ondas senóides, conceitos de paisagens sonoras, princípios de audiometria, cuidados com nosso maior instrumento de trabalho: A audição.

Paralelamente, o universo dos riders de palco, mapa de palco, backline foi apresentado de maneira expositiva com exemplos em vídeos, slides e com equipamentos estruturais da Deliberarte e do próprio Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (com grande estrutura para proporcionar aulas com qualidade e profissionalismo).
Entretanto, as aulas não ficam restritas apenas a teoria – a turma pega a mão na massa mesmo. Os primeiros contatos com monitores, mesa de som, cabos, conexões são feitos com vivências práticas – montar cabos P10, manuseio do ferro de solda, microfones (dinâmicos / cardiódes),técnicas e “macetes” são expostos ali na hora.

E na hora visualizar o que é dito em sala de aula, entra em campo o Sexta Sonora.

Sobre o Programa: Sexta Sonora Itinerante (Lab. Palco):

Como forma de tornar as trocas e o aprendizado explanados em sala de aula estão a cada dia mais produtivos, o curso criou dentro da programação do Sexta Sonora (programação que acontece no palco do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso - onde o artista e público dividem mesmo espaço no palco, tornando as apresentações mais intimistas). Nessa idéia, aprimoramos o programa e criamos o Sexta Sonora Itinerante (Lab. Palco) - laboratório prático que os alunos vivenciam na prática os mecanismos, dicas e observações de uma passagem de som (soundcheck).

Os primeiros artistas que integraram a programação – e que os alunos acompanharam este processo de trabalho em uma espécie de observação participante, foram:

26.03.2011 @ Bodes e Elefantes (SP): Bodes & Elefantes é o trabalho autoral do músico paulistano Guilherme Granado, membro das bandas Hurtmold e São Paulo Underground. Granado compõe, produz e grava seus discos e, para apresentações ao vivo, conta com uma banda formada por Marcos Gerez, Mauricio Takara, Richard Ribeiro e Ricardo Pereira.

Conheça em: http://www.noropolis.net

--
01.04.2011 @ Response Pirituba (SP): O resultado da reunião dos irmãos Marcos Gerez e Miguel Gerez junto a Cleber Dantas já vem de longa data e é chamada de Response Pirituba. Os músicos exploram ruídos eletrônicos, samples e batidas, construindo ritmos e melodias pouco usuais, para mexer com a cabeça e o esqueleto.

Conheça em: http://www.noropolis.net

--
08.04.2011 @ Marc Verwaerde (FRANÇA): o músico Marc Verwaerde apresenta uma versão voz e violão de seu projeto “Chapter 9”. Com forte influência de Neil Young e de bandas como The Jayhawks e Wilco, seu trabalho foi tomando caminhos cada vez mais intimistas, até atingir a sonoridade acústica do disco “A Perfect Ruin”, de 2009.

Conheça em: http://www.myspace.com/aperfectruin

Vibrafone, escaleta, percussão, baixo, saxofone, clarinete, cavaco, sintetizadores, baterias, percussão, MPC, sampler e um set-up mais básico de violões – tudo isso e mais um pouco (ufa!), foram apresentados de forma didática e musical pelos artistas aos alunos participantes da oficina/capacitação.

Guilherme Granado (Bodes & Elefantes) falou um pouco sobre seus equipamentos e da sonoridade do seu projeto musical, Cleber Dantas & Marco Gerez (Response Pirituba) presnetaram seqüenciadores, samplers – inclusive um protótipo de sintetizador caseiro desenvolvido e criado pelo próprio Cleber Dantas, genuinamente apelidado de: Edmilson. E por fim, o músico francês radicado em São Paulo/SP - Marc Verwaerde mostrou seu set-up básico de violões: 01 Takamine e 01 Guild (1978) comprado em Bruxelas na Bélgica - que o acompanha em apresentações e gravações mundo afora.

Colaborações fundamentais dos artistas, rompendo esta barreira que existe entre equipe técnica e artistas – no mundo ideal e real, todos “devem” trabalhar coletivamente com o mesmo propósito: Proporcionar uma apresentação de qualidade e que a música como manifestação artística possa ser o centro de tudo.

No criar e fazer coletivo, importantíssimo comentar a contribuição de alunos/participantes como: Alex De Moraes (Luthier) que trouxe um arsenal de peças de guitarras, tensor de guitarra, corpos de guitarra para as aulas práticas nos módulos de: Guitarra e Violão I.

Neste módulo em especial totalmente prático e funcional – os alunos tiraram dos seus armários e dos colegas – vários modelos de guitarra: Stratocaster, Les Paul, Violão Estudo e colocaram em prática as dicas apresentadas.

Isso, nosso irmão Éden Barbosa comenta com categoria no post anterior.


Nos próximos dias, os artistas: Kaoll & Lanny Gordin (SP), Bixiga 70 (SP) terão um encontro marcado conosco. Aguardem que vem novidades por aqui.

Confira as fotos por aqui.

Fotos por Clara Tavares, acesse flickr do artista: http://www.flickr.com/photos/claratavares
*exceto foto Edmilson (sintetizador) foto por Éden Barbosa.














Um abraço

Eric Barbosa

Nenhum comentário: