Blog sobre o programa: Formação/Capacitação: Oficina de Roadies e Técnicos de Palco. Importância, atuação, mercado, notícias, artigos e vídeos. Curso destinado a jovens que queiram atuar como técnicos de palco. roadies, técnicos de estúdio entre outras ramificações da profissão.
domingo, 10 de abril de 2011
Conhecimento Ativo!
Salve moçada esperta,
Os dias na Oficina/Capacitação de Roadies E Técnicos de Palco estão sendo bem intensa turma sedenta por aprender, conhecer, fuçar, trocar e compartilhar experiências adquiridas.
Os conteúdos apresentados nas últimas semanas de foco mais teórico - passearam por fundamentos básicos de áudio, acústica e sonorização. No mundo do áudio os assuntos bordados entre eles: parâmetros do som, ondas senóides, conceitos de paisagens sonoras, princípios de audiometria, cuidados com nosso maior instrumento de trabalho: A audição.
Paralelamente, o universo dos riders de palco, mapa de palco, backline foi apresentado de maneira expositiva com exemplos em vídeos, slides e com equipamentos estruturais da Deliberarte e do próprio Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (com grande estrutura para proporcionar aulas com qualidade e profissionalismo).
Entretanto, as aulas não ficam restritas apenas a teoria – a turma pega a mão na massa mesmo. Os primeiros contatos com monitores, mesa de som, cabos, conexões são feitos com vivências práticas – montar cabos P10, manuseio do ferro de solda, microfones (dinâmicos / cardiódes),técnicas e “macetes” são expostos ali na hora.
E na hora visualizar o que é dito em sala de aula, entra em campo o Sexta Sonora.
Sobre o Programa: Sexta Sonora Itinerante (Lab. Palco):
Como forma de tornar as trocas e o aprendizado explanados em sala de aula estão a cada dia mais produtivos, o curso criou dentro da programação do Sexta Sonora (programação que acontece no palco do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso - onde o artista e público dividem mesmo espaço no palco, tornando as apresentações mais intimistas). Nessa idéia, aprimoramos o programa e criamos o Sexta Sonora Itinerante (Lab. Palco) - laboratório prático que os alunos vivenciam na prática os mecanismos, dicas e observações de uma passagem de som (soundcheck).
Os primeiros artistas que integraram a programação – e que os alunos acompanharam este processo de trabalho em uma espécie de observação participante, foram:
26.03.2011 @ Bodes e Elefantes (SP): Bodes & Elefantes é o trabalho autoral do músico paulistano Guilherme Granado, membro das bandas Hurtmold e São Paulo Underground. Granado compõe, produz e grava seus discos e, para apresentações ao vivo, conta com uma banda formada por Marcos Gerez, Mauricio Takara, Richard Ribeiro e Ricardo Pereira.
Conheça em: http://www.noropolis.net
--
01.04.2011 @ Response Pirituba (SP): O resultado da reunião dos irmãos Marcos Gerez e Miguel Gerez junto a Cleber Dantas já vem de longa data e é chamada de Response Pirituba. Os músicos exploram ruídos eletrônicos, samples e batidas, construindo ritmos e melodias pouco usuais, para mexer com a cabeça e o esqueleto.
Conheça em: http://www.noropolis.net
--
08.04.2011 @ Marc Verwaerde (FRANÇA): o músico Marc Verwaerde apresenta uma versão voz e violão de seu projeto “Chapter 9”. Com forte influência de Neil Young e de bandas como The Jayhawks e Wilco, seu trabalho foi tomando caminhos cada vez mais intimistas, até atingir a sonoridade acústica do disco “A Perfect Ruin”, de 2009.
Conheça em: http://www.myspace.com/aperfectruin
Vibrafone, escaleta, percussão, baixo, saxofone, clarinete, cavaco, sintetizadores, baterias, percussão, MPC, sampler e um set-up mais básico de violões – tudo isso e mais um pouco (ufa!), foram apresentados de forma didática e musical pelos artistas aos alunos participantes da oficina/capacitação.
Guilherme Granado (Bodes & Elefantes) falou um pouco sobre seus equipamentos e da sonoridade do seu projeto musical, Cleber Dantas & Marco Gerez (Response Pirituba) presnetaram seqüenciadores, samplers – inclusive um protótipo de sintetizador caseiro desenvolvido e criado pelo próprio Cleber Dantas, genuinamente apelidado de: Edmilson. E por fim, o músico francês radicado em São Paulo/SP - Marc Verwaerde mostrou seu set-up básico de violões: 01 Takamine e 01 Guild (1978) comprado em Bruxelas na Bélgica - que o acompanha em apresentações e gravações mundo afora.
Colaborações fundamentais dos artistas, rompendo esta barreira que existe entre equipe técnica e artistas – no mundo ideal e real, todos “devem” trabalhar coletivamente com o mesmo propósito: Proporcionar uma apresentação de qualidade e que a música como manifestação artística possa ser o centro de tudo.
No criar e fazer coletivo, importantíssimo comentar a contribuição de alunos/participantes como: Alex De Moraes (Luthier) que trouxe um arsenal de peças de guitarras, tensor de guitarra, corpos de guitarra para as aulas práticas nos módulos de: Guitarra e Violão I.
Neste módulo em especial totalmente prático e funcional – os alunos tiraram dos seus armários e dos colegas – vários modelos de guitarra: Stratocaster, Les Paul, Violão Estudo e colocaram em prática as dicas apresentadas.
Isso, nosso irmão Éden Barbosa comenta com categoria no post anterior.
Nos próximos dias, os artistas: Kaoll & Lanny Gordin (SP), Bixiga 70 (SP) terão um encontro marcado conosco. Aguardem que vem novidades por aqui.
Confira as fotos por aqui.
Fotos por Clara Tavares, acesse flickr do artista: http://www.flickr.com/photos/claratavares
*exceto foto Edmilson (sintetizador) foto por Éden Barbosa.
Um abraço
Eric Barbosa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário