terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Capacitação para Roadies 2011 / Retrospectiva 2010

Este ano de 2011 é especial por vários fatores. O principal deles é que fazem 5 anos que iniciamos a primeira turma da Capacitação de Roadies e Técnicos de Palco, em 2006, após termos nossa proposta de parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza aprovada através do I Edital das Artes. É, faz um bom tempo.

Foram várias aulas e além disso vários cabos, soldas, regulagens de instrumentos, apostilas, provas, simulações e uma grande troca de informações. O mais legal , o principal na realidade, são as pessoas que conhecemos e estabelecemos estreita ligação ao longo dos anos.

Ao todo foram 5 turmas. Todas no estado do Ceará. 4 em Fortaleza e 1 em Sobral. Totalizando cerca de 80 alunos que concluíram o curso com uma carga horária mínima de 40horas/aula. Sem contar inúmeras oficinas aqui e no NE sobre: Passagem de Som, Tecnicas de Palco e Áudio.

Um número expressivo? Talvez. O que realmente nos envaidece foi que os princípios de formação gratuita, responsabilidade social, livre difusão de conteúdos e inserção em atividades profissionais foram cumpridos.

Causamos aqui em nossa cidade uma notável mudança. Também tivemos oportunidade de mostrar nossa experiência em outros estados como João Pessoa e São Paulo. Destes alunos apenas parte está atuando no Mercado de Técnicos de Áudio da cidade, um mercado ainda em expansão, enquanto outra parte atua em outras áreas vinculadas ao universo do áudio.

Ressalto que esse efeito era esperado. Afinal, em todas as turmas, muitos participantes eram músicos, produtores, atores e outros agentes sociais, um amplo leque de pessoas que buscaram o conteúdo do curso afim de sanar dúvidas sobre áudio e suas aplicações.

Dos que se tornaram Roadies estes sim! Atuam com louvor e destaque. E digo sem menor exagero que em muito superaram o mestre que vos digita. Aqui e acolá vejo as reverberações deles em produções e participações em grandes festivais dentro e fora do Ceará. Mérito exclusivo da maneira que trabalham e como administraram os conteúdos aprendidos. Afinal, como digo no curso, nós só mostramos a estrada e preparamos a máquina, o piloto são eles.

Esse ano, a DELIBERARTE, empresa responsável pela concepção, montagem, metodologia e execução do curso estará preparando uma nova versão do curso.
Uma versão bem mais robusta, fruto de um aperfeiçoamento detalhado ,fruto das constantes mudanças que o mercado, tecnologias e a própria evolução que a função do Roadie sofreu. Um curso no mínimo, melhor do que fizemos antes. Uma versão 2.0!

Com uma ementa mais ampla, carga horária extedida (170h) e uma série de laboratórios práticos que ampliam o terreno de atuaçao do Roadie não limitando sua execução à área musical mas a outros campos das Artes em geral.

Aguardem outras infos em breve. Este ano, com certeza, irei postar regularmente. Uma boa conexão e tempo disponivel ajudam, o blog irá tornar-se fonte complementar desse curso. Lembra-se do Creative Commons?
O blog ampliará a replicação de conteúdos essenciais e complementares para a formação deste profissional. Aguardem que vêm coisas boas.


Abaixo indico um blog que está dando o que falar no Brasil pelo excelente conteúdo. Grande Daniel, um amigo de minha cidade que já presenciou algumas de minhas aulas, auxiliou-me bastante em vários eventos e é sem dúvida um grande profissional.

http://roadiesbrasil.blogspot.com/



Fiquem agora com uma sequência de fotos retrospectivas de todas as formações que oferecemos. Fica uma saudade e orgulho de tanta gente boa que conhecemos. Grande abraço a todos.


1ª Turma - 2006/2007


1ª Turma - 2006/2007

2ª Turma - 2009


2ª Turma - 2009


3ª Turma 2010


3ª Turma 2010

4ª Turma (Sobral) - 2010

4ª Turma (Sobral) - 2010

Ficou faltando fotos do curso do CCBJ. Em breve posto aqui.

Abraços!

Nenhum comentário: