sábado, 10 de janeiro de 2009

Relatório de Atividades 2009

Salve, Salve Moçada!

Antes de mais nada, ...um 2009 repleto de paz, saúde, boas conquistas e grandes realizações (isso é o que desejamos a todos, de verdade!).

Bem, como vocês sabem a 2ª Capacitação de Roadies e Técnicos de Palco iniciou precisamente no dia 16/12/2008 (terça-feira). O prazer e a grande satisfação de realizar esta empreitada é indescrítivel. Relembrando um pouco o baú de memórias da Deliberarte, no ano de 2007, fizemos a 1ª Capacitação de Roadies & Técnicos de Palco. Um projeto que foi pensado, estudado, elaborado e executado de maneira responsável e consciente, uma ação que foi embalada pelo grande momento cultural que a cidade de Fortaleza estava desenvolvendo através das políticas públicas dos editais (Leia-se: I Edital das Artes - Elaborado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e Funcet - atual SECULTFOR - Secretaria de Cultura de Fortaleza), tornando o acesso ao dinheiro público de forma responsável e democraticamente correto.

Nos 03 (três) meses de aulas da 1ª Capacitação de Roadies, formamos 30(trinta) jovens, a expereriência e o aprendizado adquirido foi de suma importância para que pudêssemos realizar com os recém-formados do curso de roadies, um laboratório-palco na 2ª edição do Festival Ponto.CE. Já visando ampliar o universo de conhecimentos e vivências dos nossos futuros profissionais. Muitos jovens foram inseridos naturalmente no mercado profissional cultural, exercendo suas atividades seja acompanhando grupos de teatro, bandas, corais, associações de música e casas de show.


E o desafio na 2ª Capacitação de Roadies e Técnicos de Palco continua. Os méritos dessa saga que nos foi mais uma vez creditada vem só a acrescentar este desafio de agregar, fomentar cultura, capacitar, formar e inserir futuros profissionais que farão um grande diferencial nos diversos campos artísticos de atuação do atual panorama cultural brasileiro, quem sabe do mundo!

Nas primeiras semanas de aula da 2ª Capacitação de Roadies e Técnicos de Palco, abordamos as disciplinas abaixo:

INTRODUÇÃO

O que é o Roadie?

Os técnicos de palco.

Os Roadies, os músicos e a Equipe de Produção.

Ferramentas de Trabalho (Equipamento de trabalho de um profissional - Roadie)

Questões Trabalhistas e Legislação Vigente

Conduta no Palco (Saber falar e Saber servir)

Contratos de Prestação de Serviços (Roadies/Cenógrafos/Técnicos de Som).

MÓDULO I - INTRODUÇÃO AO AÚDIO

Roadies - Técnicos em Aúdio

Condições gerais do exercício de técnico

Noções sobre áudio

Parâmetros de avaliação

Modos de Equalização

Equipamentos de Aúdio

Analisando frequências

Cabos (P2, P10, XLR entre outros)

Microfones & Técnicas de Microfonação)

Equipamentos de Sonorização, P.A, Monitor, Sistemas de Periféricos (Compressores/Equalizadores)

Backline

Rider Técnico

MÓDULO II - GUITARRA & VIOLÃO

Origens

As Primeiras Guitarras Elétricas

A Guitarra Moderna

A Guitarra Hoje

Partes e Componentes da Guitarra

Captadores

Fundamentos Musicais da Guitarra

Amplificadores: A História

Todas as aulas contamos com um auxílio multimídia de projeções, vídeo-aulas e vídeos em tempo real (YouTube, entre outros). O material didático explorado nas aulas é a apostila elaborada pela própria Deliberarte - com um conteúdo exclusivo e de fácil assimilação. Além disso tudo, acreditando na universalização de conhecimento e saberes nossa apostila está no padrão de licenciamento Creative Commons - Brasil que disponibiliza opções flexíveis de licenças que garantem proteção e liberdade para artistas e autores (Deliberarte & 2ª Capacitação de Roadies e Técnicos de Palco). Partindo da idéia de "todos os direitos reservados" do direito autoral tradicional nós a recriamos para transformá-la em "alguns direitos reservados".

Ahh!!! Nesta semana nós contamos com uma participação ilustre, como a do grande amigo e eterno parceiro Fábio Brito, cearense radicado em São Paulo/SP que atualmente é o engenheiro de som do StudioSP, uma das maiores casas de espatáculos e shows da terra da garoa. Fábio Brito abordou questões relacionadas aos técnicos de P.A, técnicos de monitores, alinhamentos de P.A, ondas cenóides e o atual mercado profissional para os técnicos de palco, engenheiros de som e roadies no Brasil. Pra quem participou e pôde conferir, foi uma aula de encher os olhos e agraciar os ouvidos. Muito Obrigado, Fábio! agradecemos de verdade...Outras participações já estão engatilhadas, aguardem ...

Neste ano contamos com grandes parceiros, entre eles:

O Conservatório de Música Alberto Nepomuceno que é a mais tradicional escola de música do estado do Ceará. Ensinando e formando grandes instrumentistas, cantores e músicos a 70 anos. Agradecemos em especial a Diretora do Núcleo de Extensão, Marta Carvalho e sua equipe. Para conhecer o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, acesse: www.cman.com.br

Outro grande parceiro é o Hey Ho Rock Bar, tradicional casa de shows voltada para a difusão da música independente local e nacional. Lá serão realizadas as chamadas aulas-laboratório, onde os participantes do curso atuarão de forma prática todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula. E agrande ajuda do amigo e produtor cultural Rafael Bandeira, se fez presente cada vez mais. Valeu Rafa. Paraconhecer o Hey Ho Rock Bar, acesse: www.heyhorockbar.com.br

Leia, participe, comente, acesse e repasse. Agora você também faz parte desta história.

Um abraço,

Eden Barbosa (Direção / Núcleo Pedagógico - Deliberarte)

Eric Barbosa (Coordenação / Núcleo Pedagógico - Deliberarte)

Deliberarte - Arte & Cultura

Fone: 55 85 3062.2291 / 55 85 8836.3715

email: deliberarte@gmail.com

email: roadieceara@gmail.com

blog: www.roadieceara.blogspot.com

Quer conhecer um pouco do trabalho da Deliberarte? Envie um email pra gente.

; -)

Veja o que foi comentado sobre o curso em portais, blogs e sites de comportamento & cultura.

Tembiú (CE):

http://www.tembiu.pro.br/oktiva.net/1209/nota/142473

Overmundo (RJ):

http://www.overmundo.com.br/agenda/ate-sexta-12-curso-de-roadies-recebe-inscricoes-em-fortaleza-ce

Jornal Diário do Nordeste (CE):

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=597583

Nelsons (CE):

http://www.nelsons.com.br/informasons/pgtextmusiapresentacao.asp?pcod=3031&ptipo=2

Antonio Viana (CE):

http://www.antonioviana.com.br/novo.php?sec=materia&id=26542

Portal Fora do Eixo (MT):

http://www.foradoeixo.org.br/noticia.php?id=656

Sambapunk (RJ):

http://www.sambapunk.com.br/page/2

Portal JusBrasil (DF):

http://www.jusbrasil.com.br/politica/220177/curso-de-roadie-gera-oportunidade-de-trabalho

A Passeio (CE):

http://apasseio.blogspot.com/




Grande Abraço!

Nenhum comentário: